8º MINAS FEST
Uai, ispia isto. Ondé que a minerada se arrancha, dá um trem nez e ez acha um jeito de arreuni pra proseá e fezê festança. Dias 15, 16, 17, 18 e 19 de julho no Engenho ?Dias 15, 16, 17, 18 e 19 de julho no Engenho Central em Piracicaba SP, acontece a 8ª edição do MINAS FEST. A ideia é possibilitar a cooperação social entre mineiros já estabelecidos no município de Piracicaba e os recém-chegados, já que segundo estudo local, 30% da população piracicabana são de mineiros e seus descendentes. (Viação Piracicabana Ltda, uma das empresas de ônibus do Grupo Comporte, do Seu Nenên Constantino - mineiro de Patrocínio- apoia o evento). Além disso, outro objetivo é promover a culinária, a arte, as tradições e a cultura. Dentre as comidas típicas que fazem parte do cardápio da festa estão o frango com quiabo, feijão tropeiro, canjiquinha, caldo de pinto, cachaça de carvalho, vaca tolada, cuscuz, cachorro quente, chá de amendoim, queijos e doces, canjica doce e pão de queijo.Povo de São Paulo, Pira. Só trem bão, sô!
ARRAIÁ SOLIDÁRIO DO CONSERVATÓRIO MUNICIPAL DE MÚSICA
A ‘Casa da Menina’ funciona desde 1989 prestando assistência a crianças e adolescentes do sexo feminino. Atualmente, são atendidas mais de 30 meninas até a idade máxima de 13 anos, com aulas de música, inglês, entre outras atividades. A festa acontece na Praça Santa Luzia, a partir das 20h, com barraquinhas com comidas típicas e show com a dupla Henrique e Marcelo. Você o convidado especial para essa festa solidária. Você vai se divertir e, ainda, ajudar o próximo. Data: 3 de julho (sexta-feira) Horário: 20h Local: Praça Santa Luzia (Ecrito por Ascom -PMP): |
SER MINEIRO
“Minas Gerais é muitas", como disse Guimarães Rosa. É fogão de lenha e comida preparada em panela de pedra sabão; turmalina e esmeralda; tropa de burro e rios indolentes chorando a caminho do mar; sino de igreja e tropeiros mourejando gado sob a tarde incendiada pelo hálito da noite. Minas é Mantiqueira e serrado, Aleijadinho e Amílcar de Castro, Drummond e Milton Nascimento, pão de queijo e broa de fubá. Minas é uma mulher de ancas firmes e seios fartos, sensual nas curvas, dócil no trato, barroca no estilo e envolta em brocados, ostentando camafeus. Minas é saborosamente mágica. Ave, Minas! Batizada Gerais, és uma terra muito singular. (Frei Beto)
GALASSI, INJUSTIÇADO NA TERRA QUE TANTO AMA.
Falando em mineiro, quero lembrar aqui de um mineiro de Patrocínio: GALASSI CANTOR SERTANEJO. Sua paixão entranhável por Patrocínio, nunca se arrefeceu, sempre me encantou....Embora tenha poucas oportunidades de demonstrar a sua arte por estas plagas. Por outro lado, vê-se que apresenta com o seu trabalho em toda região,(Na foto com a apresentadora Susy Santana do programa Shopcar Show da TV Alto Paranaíba) mas, pouco em Patrocínio...Vê-se cartazes de shows que circulam ás pampas pelo município, seu nome raramente figura na lista das atrações artísticas ...Ainda assim, ele se desmancha de amor por esta gleba abençoada... Ainda assim, nunca perde a oportunidade de exaltar e enaltecer com o seu talento a nossa terra com seus valores e potencialidades...Isto é c.a.r.á.t.e.r! ..GALASSI, leu este texto nosso e foi generoso ao comentar: http://www.patrocinioonline.com.br/blogs/detalhes/8579-patroc-nio-curiosidades-caraminholas-informes-pitacos-floril-gios-tutam-ias.html
“PARABÉNS, CARO AMIGO, MÍLTON! Faço minhas suas nobres palavras no texto acima. Não acrescento e nem retiro nenhuma palavra. O que nossa rica, grande, influente, histórica, berço, mãe, terra natal Patrocínio esta carecendo, e já há mto tempo, é de pessoas com seu cunho altruísta, espírito nobre, conhecimento, amor e bairrismo, assim como O Saudoso Pedro Alves, minha modesta pessoa e outros ilustres e apaixonados por nossa querida Patrocínio. Todos os assuntos abordados e muito bem referenciados, foram certeiros na "ferida", em especial quando fala da humildade e orgulho de nosso ilustre conterrâneo Lucas Lucco(aplausos), ao firmar sempre nas mais altas mídias sua origem rangeliana e com orgulho, leva a todo o Brasil o nome da cidade mineira, a Capita Nacional do café e porque não dizer, mundial.
Ao contrário de alguns conterrâneos que quando começaram a ganhar algum espaço na mídia, diziam que eram de Uberlândia! Que pobreza de espírito! E ainda, quando você cita o a origem e o sucesso do maior empresário Patrocinense (não é patense e nem Uberlanense) de todos os tempos: Constantino de Oliveira, o popular "seu Nenên" que mesmo tendo alcançado o inimaginável sucesso e riqueza, nunca desdenha de sua terrinha, e só por curiosidade, os produtos consumidos em sua cozinha por ele e por toda sua família são produzidos e colhidos nas terras férteis sobre nossos pés. E ainda mais, vale saber que, para quem aqui habita, come, bebe, faz suas necessidades fisiológicas e vive enchendo o peito pra ficar enaltecendo e elogiando a vizinha cidade de Patos de Minas, saibam que aquela cidade é um ex-distrito de nosso de município, e que quem coordenou seu desenvolvimento foram pessoas de origem patrocinense, como A familia do Ilustre Elmiro Nascimento, Arlindo Porto, entre outros, e que hoje ao adentrar à aquela cidade, de cara você ja verá Grupo Bernardão (Hipermercado e Hospital), Motominas (Automovel), Rede Farmacia Nacional (medicamentos) com várias unidades filiais, Bebidas Marra (Distribuidora de bebidas), Unidades de ensino e outras incontáveis, todas estas, empresas legitimamente Patrocinenses, que exploram suas atividades naquela cidade, promovendo emprego, renda para seus habitantes e orgulho para nós patrocinenses.
Só para se ter uma ideia, durante as comemorações das festividades daquela cidade(Fenamilho/2015), as divulgações das rádios locais transmitidas de dentro do Parque, seus patrocinadores eram quase todos empresas patrocinenses(citadas), totalizando mais de 60% dos patrocinadores, valendo citar ainda, que as terras produtivas daquele município não chegam nem de perto ao percentual de fertilidade, produtividade, beneficiamento e exploração das áreas rurais do nosso município que se aproxima dos 100%, e só pra ficar mais claro aos menos informados, o produto de exportação deles é o milho e custa em torno de R$26,00 a saca de 60 kg, e o nosso produto de exportação é o café, que custa em torno de R$500,00 a saquinha de 60,00 kg rsrsrs.
Nada contra Patos de Minas, que é uma cidade que gosto muito, assim como do seu estimado povo, mas, como você disse caro amigo Milton, pra quem acha que Patos é tudo de bom e melhor que aqui, muda pra lá!” (Galassi)
Aqui, GALASSI, canta a música de seu cd "UAI" de autoria do compositor e cantor Goiá, no Prog. Canto a Canto da TV Canal Rural, em Goiania-GO, além de um documentário sobre Patrocínio-MG.