27 de Junho de 2022 às 08:46

TJMG instala 6ª Vara Cível na Comarca de Uberaba

Presidente Gilson Lemes participou da solenidade

Comitiva liderada pelo presidente Gilson Lemes participa do descerramento da placa alusiva à criação da 6ª Vara Cível da Comarca de Uberaba (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

 

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, instalou, nesta sexta-feira (24/6), a 6ª Vara Cível da Comarca de Uberaba, Região do Triângulo Mineiro. A nova unidade jurisdicional do Fórum Melo Viana receberá pelo menos 20% de todos os processos que atualmente tramitam nas outras cinco varas cíveis da comarca.

O presidente Gilson Lemes chegou ao Fórum da Comarca acompanhado dos desembargadores Fabiano Rubinger de Queiroz, Wanderley Paiva, Cássio Salomé, Habib Felippe Jabour, Ricardo Cavalcante Mota, e dos juízes convocados Fausto Bawden de Castro Silva e Narciso Alvarenga Monteiro de Castro. A maioria dos magistrados da comitiva atuou na Comarca de Uberaba, como juízes.

No salão do Tribunal do Júri, o presidente do TJMG descerrou a placa e assinou a ata que marca a instalação da 6ª Vara Cível, ao lado do diretor do foro de Uberaba, juiz Fabiano Garcia Veronez. Em discurso, ele citou magistrados que tiveram marcante atuação na comarca, como as desembargadoras Ângela de Lourdes Rodrigues e Heloísa Combat e os desembargadores Ruy Gouthier de Vilhena, Humberto Theodoro Júnior, Doorgal Gustavo Borges de Andrada, Fabiano Rubinger de Queiroz, Flávio Batista Leite, Habib Felippe Jabour, Marcos Flávio Lucas Padula e Ricardo Cavalcanti Motta.

O presidente Gilson Lemes enfatizou ainda a relevância econômica de Uberaba para Minas Gerais e o Brasil. A cidade de quase 350 mil habitantes se destaque para a criação de gado zebu, segmento no qual é referência mundial. Juntas, apenas as atuais cinco varas cíveis de Uberaba possuem um acervo total de aproximadamente 37 mil processos, com uma média de quase 700 feitos distribuídos por mês.
 

Presidente Gilson Lemes disse que criação da nova unidade jurisdicional será fundamental para melhorar a prestação jurisdicional na Comarca de Uberaba (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

O presidente do TJMG saudou o diretor do foro de Uberaba, juiz Fabiano Veronez, servidores, colaboradores e estagiários da comarca, composta pelos municípios de Água Comprida, Campo Florido, Delta e Veríssimo. Após o evento, a comitiva seguiu para Uberlândia, onde o presidente Gilson Lemes recebe o título de Cidadão Honorário.

Celeridade

O diretor do foro de Uberaba, juiz Fabiano Veronez, disse que a nova vara vai melhorar a prestação jurisdicional e trazer maior celeridade aos trabalhos da comarca. A juíza auxiliar Raquel Agreli Melo assumirá a titularidade da 6ª Vara Cível e parte dos servidores das outras cinco várias cíveis será remanejada para a unidade jurisdicional. “Não haverá necessidade de adequação das instalações físicas do Fórum da Comarca, que possui espaço suficiente para abrigar a 6ª Vara Cível”, disse o diretor do foro.

O desembargador Habib Felippe Jabour, que atuou e foi diretor do foro de Uberaba, de 2001 a 2005, agradeceu, em nome dos demais magistrados da comarca, ao presidente Gilson Lemes pela exitosa gestão no TJMG, atuando, principalmente, em prol da população mais necessitada. "O senhor foi além das suas obrigações institucionais e tem o meu respeito", afirmou o desembargador.
 

Na solenidade, realizada no Fórum Melo Viana, foram lembrados diversos desembargadores e juízes que tiveram atuação na comarca (Crédito : Cecília Pederzoli/TJMG)

Presenças

Também participaram da solenidade a prefeita de Uberaba, Elisa Gonçalves de Araújo; o chefe de Gabinete da Presidência do TJMG, Alexandre Ramos; o diretor de Governança e Gestão Estratégica do TJMG, Guilherme do Valle; magistrados da Comarca de Uberaba e da região; representantes da Câmara Municipal de Uberaba, do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil -- Subseção Uberaba, das Polícias Civil e Militar.


Fonte: Dircom do TJMG