15 de Outubro de 2016 às 10:44

Time grande não cai? Veja o que Inter, Cruzeiro e São Paulo precisam para escapar da Série B

Três dos maiores clubes do Brasil que jamais foram rebaixados correm sério risco este ano

Oito jogos e 24 pontos em disputas. Números preciosos para três dos maiores clubes do Brasil que lutam contra o rebaixamento. A situação de Internacional, Cruzeiro e São Paulo é semelhante, não só pela posição na tabela, mas porque nenhum deles jamais disputou a Série B e se gaba do fato como uma conquista na sala de troféus.

Para seguir ostentando o tabu, no entanto, o cenário do Inter é o mais preocupante. Com 33 pontos, o Colorado tem 44% de chances de cair para a segunda divisão de acordo com o matemático Tristão Garcia.

Se o número não é positivo, a tabela também não ajuda. Neste domingo (16), no Beira Rio, o time gaúcho recebe o Flamengo, o vice-líder do campeonato que vem de quatro vitórias nos últimos cinco jogos. Na sequência, o Internacional tem o Gre-Nal, na Arena do Grêmio, e mais seis confrontos para lá de complicados: Santa Cruz (casa), Palmeiras (fora), Ponte Preta (casa), Corinthians (fora), Cruzeiro (casa) e Fluminense (fora).

No ano passado, o melhor time a cair, o Avaí, terminou o Campeonato Brasileiro com 42 pontos. O Figueirense fez 43 e se livrou do rebaixamento. Se o Inter sonha em permanecer na Série A em 2017 precisará apresentar um aproveitamento que ainda não mostrou em 2016.

Bicampeão em 2013/2014, nem o mais pessimista torcedor cruzeirense poderia imaginar que a Raposa flertaria com a degola dois anos depois. O diagnóstico negativo pode estar na troca constante do comando técnico. Desde a saída de Marcelo Oliveira, em julho de 2015, a equipe celeste teve, em média, um treinador diferente a cada 70 dias. Depois de Marcelo, passaram pelo Cruzeiro, na ordem, Vanderlei Luxemburgo, Mano Menezes, Deivid, Paulo Bento e agora Mano Menezes de novo.

É fato que nas últimas rodadas a Raposa parece ter encontrado o caminho para fugir da crise. Com 37 pontos, o time vem de vitórias contra Grêmio, quando voltou a triunfar em casa, e Ponte Preta. Também conseguiu segurar o líder Palmeiras na quinta-feira (13) ao empatar com o Alviverde em Araraquara – 0 a 0.  Completam a tabela do Cruzeiro: Chapecoense (casa), Vitória (fora), Atlético-PR (fora), Fluminense (casa), Sport (fora), Santos (casa), Inter (fora) e Corinthians (casa).

Hoje o time celeste está a quatro pontos do Z-4. Na matemática de Tristão Garcia, a chance de rebaixamento da equipe é de 10% - informação do site Infobola.

Fechando o trio dos grandes com a corda no pescoço aparece o São Paulo, que atravessa o pior momento entre os três. Depois do revés para o Santos e o quinto jogo seguido sem vitória (três derrotas e dois empates), até mesmo o técnico Ricardo Gomes admitiu estar pressionado. “Tem algum treinador que não fica ameaçado com cinco resultados negativos? Conhece? Eu também não conheço”, reconheceu durante entrevista coletiva.

Para tentar salvar o cargo de seu comandante e afastar o risco de rebaixamento, o São Paulo visita na próxima rodada o Fluminense, em Edson Passos. Depois os duelos são contra Ponte Preta (casa), América-MG (fora), Corinthians (casa), Grêmio (casa), Chapecoense (fora), Atlético-MG (fora), Santa Cruz (casa). Com 36 pontos e apenas a uma derrota do Z-4, a chance de queda do Tricolor é de 14% de acordo com o Infobola — o levantamento das probabilidades no Campeonato Brasileiro tem, como base, o mando de campo das partidas e o retrospecto dos clubes na competição, bem como a dificuldade dos jogos em função dos adversários.

Resta saber quem, entre colorados, cruzeirenses e são-paulinos ainda terminará o ano se gabando e repetindo a máxima imprecisa do “futebolês”: Time grande não cai?!

Fonte: R7 Esportes


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Natanael | 8 anos, 9 meses atrás

Não confundir "Clube Grande" com "Time grande". Inter, Cruzeiros, São Paulo, são clubes grandes, mas estão com times pequenos. Times pequenos, mesmo de clubes grandes, caem