18 de Outubro de 2014 às 23:22

Tarde Cultural reuniu dezenas de crianças na Praça da Matriz

Pelo resgate das brincadeiras infantis

Brincadeiras

Tendo em vista a importância dos brinquedos e brincadeiras populares no desenvolvimento das potencialidades das crianças e na preservação da identidade e cultura da comunidade, aFundação Casa da Cultura e o Museu Municipal Prof. Prof. Hugo Machado reuniu nesta terça-feira (14) dezenas de alunos, na Praça da Matriz, em uma Tarde Cultural.

Barra-manteiga, pula corda, amarelinha, corre-cotia, bambolê, futebol de prego, entre outros velhos e tradicionais brinquedos e brincadeiras infantis encantaram a garotada.

Brincadeiras

“É muito legal. Estou adorando aprender umas brincadeiras novas. Isso é diversão”, disse a estudante da Escola Dona Mulata, Geovana Gabriele Silva Tosta, 8.

Para os alunos Eduardo Kezo Kamero, 7, e Gabriel Silva Alves, da escola Bellar, as brincadeiras são mais divertidas do que o computador. “Aqui nós podemos brincar com muitos colegas, correr, se soltar”, disse Gabriel.

O presidente da Fundação Casa da Cultura, João Batista Martins Lopes, explica que resgatar e incentivar as brincadeiras entre as crianças é uma forma de manter a cultura viva. “Observa-se cada vez mais que o contato das crianças com jogos, brincadeiras e brinquedos tradicionais, vem perdendo espaço para equipamentos de alta tecnologia. O brincar e interagir com os colegas tem se tornado cada vez mais raro. Por isso, pensamos nesse projeto para incentivar momentos como esses, além de promover o conhecimento da origem de vários jogos e brincadeiras que fazem parte da história das famílias brasileiras, preservando, assim, o patrimônio cultural imaterial”.

Brincadeiras

Participaram das atividades alunos das Escolas Honorato Borges, João Beraldo, Casimiro de Abreu, Dona Mulata e Berllar Nossa Senhora do Patrocínio, que foram acompanhados pelos professores, estagiários da Unicerp, e equipe do Museu, Casa da Cultura e