Hoje, (15/11) ele, ALBERTO SANARELLI JÚNIOR, celebra seus 51 anos. Uma boa ideia é trazer um pouco de sua trajetória vitoriosa. Um cidadão do bem, com muito para comemorar: (Na foto o casal em Universal's Islands of Adventure, Orlando, Flórida)
Filho de Alberto Sanarelli e Maria Ângela de Oliveira Sanarelli, é casado com Stelamares Prates com quem tem as filhas Stéphanie e Nathalie. É pai de João Paulo. Os avôs maternos: José Francisco de Oliveira (“Zé Boiero” – apelido de família de carreiros) e Benedita Idalina de Oliveira, moradores da zona rural de Patrocínio (Tejuco); Os avôs paternos: Rocco Sanarelli, filhos de italianos, mas nascido em Buenos Aires- Argentina e Amélia Arcury Sanarelli, italiana.
Começou a trabalhar aos 9 anos de idade, juntando e vendendo jornais e garrafas retornáveis, que tinham bom valor comercial na década de 70.
O seu primeiro emprego fixo foi aos 13 anos como cobrador da Gráfica Pinheiros; trabalhou algumas semanas como cobrador do Expresso União; mais de um ano como Office Boy na Indústria de Calçados Patrocínio; dos 15 aos 20 anos trabalhou no Daepa onde ocupou vários cargos, sendo promovido por duas vezes por merecimento. Aos 20 anos, em 1985, começou a trabalhar como locutor no período noturno na Rádio Difusora, onde se especializou na área de jornalismo, e foi primeiro apresentador oficial de um Programa Policial, líder de audiência por vários anos; foi promovido a Diretor de Jornalismo, onde permaneceu até o início de 2009 (quase 24 anos de trabalho na emissora) que deixou para exercer a função de vereador.
Autor do “Anuário de Patrocínio”, com informações Estatísticas, Turísticas e Estatísticas, atualmente disponibilizado na internet, inclusive no Wikipédia.
Em 03 de maio de 2000, fundou o site de notícias e serviços, Patrocínio On-Line, atualmente o mais acessado da cidade e região. Foi um dos primeiro sites do país a disponibilizar notícias diárias e também em áudio e vídeo e ainda o primeiro da cidade a fazer uma transmissão ao vivo em áudio e vídeo.
Em outubro de 2004 foi um dos mais votados da cidade (922 votos) ficando na condição de primeiro suplente, assumindo por dois meses em 2005.
Em outubro de 2008, foi o segundo candidato a vereador mais votado com 1.472 votos.
Em 1º de janeiro de 2009, logo após a posse foi eleito por unanimidade, vice-presidente da Câmara Municipal. Ocupou a presidência da Comissão de Obras e Serviços Públicos por dois anos e foi também Relator da Comissão de Política Agrícola.
Em 15 de dezembro de 2010, foi eleito pela maioria, para a presidência da Câmara Municipal, biênio 2011/2012, onde além de concluir as obras físicas do prédio da Câmara iniciadas por seu antecessor, dotou de móveis e equipamentos. Mais do que obras, Alberto Sanarelli implantou todo o sistema de transparência da Câmara Municipal, com o Portal da Transparência, Transmissões ao vivo em áudio e vídeo pela internet e foi um do co-autores da lei “Ficha Limpa Municipal” que atinge os cargos de confiança da Prefeitura, Câmara e Autarquias Municipais.
Autor de lei e indicações importantes, como: “Monitor Escolar nos ônibus de transporte de estudantes municipais ou particulares” 2010; “Escola em Tempo Integral” (2009); Show Gospel da ExpoPatro (2012); “Substituição das Sacolas Plásticas por Retornáveis, Biodegradáveis e Oxibiogradaveis (2009) que esta em processo de efetivação, entre várias outras que visam melhorar a qualidade de vida dos Patrocinenses.
Cinco anos consecutivos realizou o “Seminário de Valorização da Mulher”, que já percorreu várias comunidades rurais, sendo no último, quase 500 mulheres participaram. Também realizou vários outros eventos esportivos, filantrópicos e de defesa da sociedade.
É Cristão Católico militante, mas com respeito e colaboração com as demais denominações cristãs. Foi presidente e diretor de várias entidades filantrópicas da cidade, com destaque para a APAC – Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Patrocínio, que em sua gestão foi referência a nível estadual e nacional na recuperação de condenados.
Sanarelli ocupa a cadeira nº 13 na Acadeima Patrocinense de Letras. Recebeu várias homenagens e condecorações durante a sua vida, entre elas: Troféu “Alferes Tiradentes” da PM; Melhor Repórter Policial; por 03 anos consecutivos, através de pesquisa da “Ângulo”, o de Vereador mais Atuante; Mérito Agropecuário; “A Arte de Servir” do governador do distrito LB 3 do Lions Clube; “Melhores do Ano”, pesquisa do Jornal “A Gazeta de Patrocínio”; “Vereadores mais votados de Minas” do “Instituto Tiradentes” ,Comenda Pedro Alves do Nascimento, da Rádio Difusora de Patrocínio AM e FM e Prêmio Mérito Empresarial 2014, pela eficiente direção do Patrocinio On Line
Lembrando que o site Patrocinio Online, entrou no ar no dia 3 de maio de 2000, portanto próximo de completar 15 anos. Foi um dos primeiros sites de notícias diárias do interior do Brasil, entrando em operação no ar antes de grande portais no estado e no Brasil.
Pode-se dizer que graças ao Patrocínio Online, a cidade de Patrocínio (MG) foi pioneira no interior do país no jornalismo eletrônico. O patrocínio Online também foi o primeiro site do interior a exibir matérias com audio e pouco depois transmissões ao vivo em audio e vídeo.
Segundo o Google Analytics, a audiência do Patrocínio Online é de média de 15 mil visitas nos dias úteis (um pouco menos aos sábados, domingos e feriados) numa média de 350 mil vistas mês. Na política, ou fora dela, o mesmo pique, a mesma verve criativa, o mesmo foco, a mesma visão social. Tanti Auguri, Sanarelli! Não falta quem quer dar abraço no editor do POL: