Patrocínio, junho de 2025 – Com o tema “Segurança é Ver e Agir”, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) 2025 mobilizou colaboradores na Pif Paf Alimentos de Patrocínio-MG, ao longo de maio, com ações que seguem até o final de junho. A iniciativa reforça o compromisso da empresa com a promoção da saúde e segurança no ambiente de trabalho, por meio da conscientização e do fortalecimento de uma cultura voltada à prevenção de riscos.
Colaboradores da Pif Paf Patrocínio particirama da SIPAT 2025
A campanha foi planejada de forma corporativa, com foco na padronização das diretrizes e respeito às especificidades operacionais e culturais de cada unidade. Um comitê central definiu os temas, produziu materiais de apoio e acompanhou a implementação local com apoio dos times de SESMT e CIPA. A programação incluiu exposições, dinâmicas, ações educativas e orientações técnicas, com temas distribuídos ao longo da semana – como bloqueio de energia, proteção das mãos, riscos com amônia e prevenção de acidentes.
A SIPAT também marcou o início da campanha “Ver e Agir”, que segue até o fim de junho e incentiva os colaboradores a proporem projetos de melhoria na segurança. A proposta é ampliar a autonomia das equipes para identificar e corrigir situações de risco em suas rotinas, consolidando os conceitos discutidos durante a semana. A adesão à campanha tem sido significativa e o feedback dos colaboradores aponta um maior engajamento e consciência sobre os cuidados no ambiente de trabalho.
Segundo Glauciene Rigueira, técnica de segurança do trabalho e uma das responsáveis pelo planejamento corporativo da SIPAT, a integração das unidades foi um dos principais diferenciais da edição 2025. “A estruturação foi feita a partir de escuta ativa, desenvolvimento de materiais unificados e acompanhamento próximo das realidades locais. A campanha ‘Ver e Agir’ mostrou-se um caminho eficiente para promover senso de pertencimento e participação efetiva nas ações de segurança”, afirma.
Engajamento e consciência
Na unidade da Pif Paf em Patrocínio, Minas Gerais, a SIPAT 2025 consolidou um importante avanço na cultura de segurança. Para o técnico de segurança do trabalho Bruno Alexandre Silva, a iniciativa representou um passo significativo rumo à excelência em saúde e segurança, com reflexos visíveis no comportamento das equipes.
Iniciativa integrou diversos setores da unidade de Patrocínio
“É notória a evolução de todos os colaboradores em prol da saúde e segurança no ambiente de trabalho. Estamos seguindo juntos e de mãos dadas rumo ao sucesso da excelência em progressão alusivo à política e cultura de saúde e segurança”, destaca Bruno.
Durante a SIPAT, os temas foram adaptados para atingir todo o público da unidade. As ações foram realizadas na área de lazer, durante os horários de maior fluxo de entrada e saída do refeitório, e incluíram demonstrações, sorteios, gincanas e distribuição debrindes. A participação ativa dos colaboradores foi complementada pelo envolvimento dos gestores, que contribuíram para o engajamento das equipes e o sucesso das atividades.
Segundo Bruno, o espírito da campanha “Ver e Agir” está presente no dia a dia da unidade, com os colaboradores sendo constantemente estimulados a ampliar sua percepção sobre os riscos e a importância da prevenção. “Isso tem sido possível através de abordagens diárias, aconselhamentos, DDSs mensais, reuniões da CIPA+A, encontros da brigada de emergência e outras ações que mantêm viva a cultura de segurança em nossa rotina”, reforça.
A unidade também participa ativamente da campanha “Ver e Agir” até o fim de junho, com projetos desenvolvidos por equipes internas. A expectativa é que os resultados contribuam para tornar o ambiente ainda mais seguro e colaborativo.
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