Patrocínio, novembro de 2025 – Nos dias 17 e 20 de novembro, a Pif Paf Patrocínio realizou mais uma edição das Rodas de Conversa de Diversidade pelo Mês da Consciência Negra. A ação promoveu um espaço para que os colaboradores pudessem se expressar, compartilhar experiências e refletir sobre temas essenciais, reforçando o compromisso da empresa com a equidade e o respeito. A iniciativa integra o Vozes, programa de Diversidade, Equidade e Inclusão do Grupo Pif Paf Alimentos, que busca fortalecer o ambiente de trabalho como um local cada vez mais inclusivo.


Segundo Raniela Remídio, coordenadora de Responsabilidade Social do Grupo Pif Paf Alimentos, o objetivo central das Rodas é “criar um espaço seguro e acolhedor para trabalharmos ao longo do ano os temas Mulheres, Pessoas LGBTI+, Pessoas Negras e Pessoas com Deficiência. Por meio da escuta e das trocas de experiências, contribuímos para promover a educação em diversidade para todas as pessoas. Isso reforça o compromisso da empresa em garantir que o diálogo esteja presente em todo o ambiente corporativo. Inclusive, reforçamos nas Rodas que, no Grupo Pif Paf Alimentos, as pessoas podem ser quem elas são, sendo valorizadas e respeitadas por serem elas mesmas”, afirma.
Temas que marcam e geram aprendizado
Representatividade e intencionalidade nas ações afirmativas estiveram entre os temas mais discutidos nesta edição. As Rodas foram marcadas por trocas de vivências, reflexões sobre oportunidades e diálogos construtivos que fortalecem a jornada de inclusão dentro da empresa.
Luis destacou a interação entre os participantes
Vozes que inspiram
Na Fábrica de Ração de Patrocínio, o técnico agropecuário Luis Henrique Venâncio avaliou sua participação de forma muito positiva. Para ele, a troca entre os colegas foi o grande diferencial da edição. “Foi ótimo. A interação entre todos os participantes da roda com certeza foi o diferencial”, destaca.
Luis Henrique reforça que ações como essa devem se tornar prática cotidiana nas empresas: “É imprescindível que se torne natural esse tipo de diálogo. Isso gera empatia pelo próximo e incentiva a agirmos cada vez melhor no relacionamento em ambiente de trabalho.”
Ele afirma ainda que a experiência o marcou pela possibilidade de enxergar diferentes perspectivas sobre um mesmo tema. “Poder ver situações semelhantes por pontos de vista diferentes tem grande relevância no relacionamento entre pessoas”, complementa.
Com iniciativas como as Rodas de Conversa, a Pif Paf Patrocínio reafirma seu compromisso com a promoção de um futuro mais justo, diverso e acolhedor para todos os seus colaboradores.
Em dezembro, será realizada a última Roda de Conversa do ano com o tema Pessoas com Deficiência.