2 de Outubro de 2014 às 08:53

Reservatório da Hidreletrica de Nova Ponte tem apenas 17,36 % do volume útil

Em 2002 a seca também baixou muito o nível, mas neste ano a situação é pior

Veja acima, a represa no a região da Chacaras Hawai e abaixo, próximo a Ponte do Rio Quebranzol no município de Patrocínio (MG).

O nível do resevatório  da Hidreletrica de Nova Ponte nunca esteve tão baixo, apenas 17,36 por cento do volume útil. Em alguns "bicos" e regiões mais altas, a represa como é chamada, simplesmente desapareceu. Segundo a Climatologia s chuvas vão ser regulares, mas seria necessário chover acima da média para o reservatório se recompor na sua cota máxima

A represa baixa desestimula a frequência dos proprietários de ranchos e o turismo, prejudicando também as atividades comerciais, além de afetar a reprodução de peixes e animais aquáticos como a capivara.

A seca e represa "baixa" também contribui para aumentar o indice de pragas, como o carrapato. Há casos de animais (cães) que foram picados pelo carrapato estrela (que se aloja principalmente em capivaras, vacas e cavalos) e morreram com a doença do carrapato, que provoca intensa anemia e consequente hemorragia. No setor humano é chamada de febre maculosa e mata 20% das pessoas contaminadas. O carrapato estrela, vetor da doença, para transmitir a bactéria, precisa ficar "grudado" no corpo da pessoa ou animal por cerca de 4 horas.

Veja abaixo a situação dos principais reservatórios da região Sudeste, a mais afetada.