28 de Julho de 2022 às 11:35

Região do Cerrado Mineiro chega a 1 milhão de sacas de café comercializadas com selo de Denominação de Origem e Qualidade

Recorde foi atingido após embarque de 320 sacas de café pela Expocaccer para o Japão

PATROCÍNIO (MG) - Com o embarque de 320 sacas de café da Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado - Expocaccer para o Japão, realizado na última segunda-feira (25), a Região do Cerrado Mineiro (RCM) atingiu a marca de 1 milhão de sacas comercializadas com o selo de Denominação de Origem e Qualidade. O embarque foi realizado na sede da Expocaccer, em Patrocínio, e acompanhado por representantes da cooperativa e da Federação dos Cafeicultores do Cerrado.

Desde 2013, o Selo de Origem e Qualidade atesta que o lote comercializado possui a Denominação de Origem Região do Cerrado Mineiro, conforme os requisitos estabelecidos no processo de produção. O Selo está à disposição de todos  os cafeicultores que fazem parte da área demarcada RCM que abrange 55 municípios, e que seguem as diretrizes da Denominação de Origem. Para atestar o processo, existe um sistema de rastreabilidade. Além de confirmar a Origem e Qualidade, ao fazer a leitura do QR Code é possível conhecer a história do produtor de café, a geolocalização da propriedade, número de sacas do lote certificado, qualidade do lote, principais características da bebida, bem como outras informações.   

Reconhecimento internacional

Para o presidente da Expocaccer e produtor do café embarcado para o Japão, Gláucio de Castro, o marco de 1 milhão de sacas comercializadas representa o reconhecimento do mercado internacional no selo de Origem e Qualidade da Região. “Isso atesta que o mercado está reconhecendo que realmente a nossa região é diferenciada por produzir cafés de qualidade e com rastreabilidade”, destaca.

Ainda segundo Gláucio, a cooperativa, criada em 1993, tem atualmente capacidade estática para armazenamento de 1 milhão de sacas. Com estrutura e maquinários de última geração, são movimentados, entre recebimento e embarque, mais de 30 mil sacas diariamente.

Pionerismo

O superintendente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Juliano Tarabal, celebrou a conquista, que vem consolidar todo o trabalho realizado ao longo dos anos e destacou que o café produzido no Cerrado Mineiro é pioneiro em trabalhar com uma Denominação de Origem no mercado internacional. “A marca de 1 milhão de sacas comercializadas com o selo de Denominação de Origem e Qualidade é contabilizada desde 2011, o que representa, em média, 100 mil sacas de café por ano com o Selo. O Café da Região do Cerrado Mineiro está presente em todos os continentes. São mais de 30 países e mais de 70 compradores de cafés especiais com o selo de Origem e Qualidade no mundo todo. No Brasil, isso é um marco inédito e significa que o café está chegando ao seu destino final com a marca e origem preservados. Nós certificamos apenas cafés especiais que possuem no mínimo 80 pontos, em uma escala que vai de 0 a 100, conforme a Associação de Cafés Especiais”, ressalta.

O café da Região do Cerrado Mineiro tem como fornecedores as cooperativas Carmocer, Carpec, Coagril, Coocacer Araguari, Coopadap, Expocaccer e MonteCCer, que fazem parte da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, e também os exportadores Expocaccer, CafeBras, Nutrade, Sucafina, Cofco, Stockler e armazéns Leste de Minas, Acaua, Porta do Céu, Dona Nenem e DB estate coffee que são exportadores e armazéns credenciados à entidade.

Região do Cerrado Mineiro completa 50 anos

Em 2022, a Região do Cerrado Mineiro completa 50 anos. Uma história que começou na década de 1970, por meio da experiência no cultivo de café de pessoas de outras regiões que se uniram às pessoas da terra, souberam driblar os obstáculos e fizeram surgir oportunidades para o cultivo de café em uma região única. Ao longo dos anos, o que surgiu como Café do Cerrado se transformou em Região do Cerrado Mineiro, uma região com atitude, histórias, raízes e território. Passados 50 anos, a RCM conta com 4.500 cafeicultores distribuídos por 55 municípios que se reinventam a cada nova safra, a cada nova geração.

A RCM possui uma área de produção de 256 mil hectares de café e é responsável por 12,7% da produção brasileira de café e 25,4% da produção mineira. A perfeita definição das estações climáticas, com verão quente e úmido e inverno ameno e seco é uma característica da região. Os cafeeiros são cultivados em áreas com altitude variando entre 800 e 1.300 metros e o resultado são cafés com identidade única e alta qualidade. Os cafés da região têm como características aroma intenso, com notas variando de caramelo a nozes; acidez delicadamente cítrica; corpo moderado a encorpado; sabor adocicado com aspecto de chocolate e finalização de longa duração.

Mais informações sobre a Região do Cerrado Mineiro: www.cerradomineiro.org


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!