5 de Setembro de 2014 às 09:09

Quanto vale a boa arquitetura? Show de luzes ...

Integrada ao projeto de arquitetura, a iluminação correta proporciona bem-estar e conforto nas tarefas do cotidiano e, cria cenários para os ambientes da casa

A valorização do espaço de morar, cujo projeto por mais simples, deve captar as mudanças culturais e proporcionar bem-estar, silêncio e aconchego. A ARQUITETURA absorve os ganhos da tecnologia, sobretudo no quesito iluminação, responsável pelo conforto nos ambientes e pelas possibilidades de compor cenários para as diversas situações da vida doméstica.

Integrada ao projeto de arquitetura, a iluminação correta proporciona bem-estar e conforto nas tarefas do cotidiano e, cria cenários para os ambientes da casa.

Natural ou elétrica, a luz é um meio de comunicação. A maioria das informações que recebemos vêm através da visão.

O planejamento luminotécnico faz parte do projeto arquitetônico e, para fazê-lo, considero tanto as atividades exercidas no espaço quanto a incidência da luz natural. Nesse processo como sou ARQUITETA com especialização em ILUMINACÃO dimensiono a captação e o controle da claridade, estabeleço os pontos e tipos de iluminação artificial necessários e, com isso, garanto eficiência energética e conforto para os moradores.

O jeito de usar a casa mudou muito nos últimos dez anos. Entraram no mercado imobiliário, construções com espaços integrados e com múltiplos papéis, que exigem uma luz mais dinâmica e flexível. Tudo depende da necessidade e do perfil dos moradores, dos acabamentos utilizados, das funções que serão cumpridas no ambiente e, claro, de quanto se pretende gastar.

Dicas:

_ Iluminacão para Áreas Integradas – Essa iluminação deve ser mais versátil, adotando sistemas flexíveis e possibilitando diferentes cenários que atendam a cada atividade desenvolvida. Um exemplo de integração são os lofts que unem a cozinha, que é mais clara, e a sala com home theater, que necessita de menos luz. A iluminação deve atende-los tanto separadamente quanto uniformizá-los quando usados juntos.

_ Banheiro – É preciso garantir boa iluminação para os usos mais práticos do ambiente, como fazer a barba ou maquiagem, até os mais relaxantes, quando houver hidromassagem com cromoterapia.

  VIVIANY NUNES CALDEIRA  Arquiteta Urbanista  &   Lighting Designer