

Acidentes acontecem em qualquer lugar — dentro de casa, no trânsito ou no ambiente de trabalho. Muitas vezes, os primeiros minutos após a ocorrência são decisivos para salvar uma vida. Saber como agir corretamente pode fazer toda a diferença até a chegada de profissionais especializados. Diante disso, o Senac em Patrocínio, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, está com inscrições abertas para o curso Primeiros Socorros, que será realizado entre os dias 1º e 8 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h.
De acordo com a docente Leida Maria Nunes, um dos erros mais comuns cometidos em situações de emergência é agir por impulso. “As pessoas, muitas vezes, acabam se colocando em risco junto com a vítima, ou movimentam de forma inadequada alguém que sofreu um trauma, o que pode agravar as lesões. Outro equívoco recorrente é oferecer água, alimentos ou até medicamentos sem orientação. O fundamental é manter a calma e acionar imediatamente o 192 (SAMU) ou o 193 (Corpo de Bombeiros).”
Prevenção no dia a dia
Leida lembra que, além de saber prestar os primeiros socorros, cuidados simples podem evitar acidentes domésticos e no trabalho. “Manter produtos de limpeza fora do alcance das crianças, usar tapetes antiderrapantes e evitar fios soltos já reduzem riscos em casa. No trabalho, seguir normas de segurança, usar EPIs e respeitar a sinalização das áreas de risco são atitudes essenciais.”
A importância da capacitação
Segundo a docente, estar preparado para agir corretamente pode aumentar as chances de sobrevivência em situações graves. “Uma pessoa treinada pode controlar uma hemorragia, iniciar manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP) ou manter as vias aéreas desobstruídas até a chegada da equipe de saúde. Esses minutos iniciais são decisivos.”
No curso, os participantes terão contato com técnicas práticas, como imobilização de fraturas, controle de sangramentos, atendimento em casos de queimaduras, engasgos e desmaios, além de aprender a utilizar o DEA (desfibrilador externo automático). Todas as atividades são realizadas por meio de simulações realistas, para que os alunos ganhem confiança em aplicar o que aprenderam.
Para Leida, é fundamental que mais pessoas busquem esse tipo de capacitação. “Mais do que um curso, aprender primeiros socorros é ter a consciência de que se o básico não for bem feito o avançado não fará diferença. Cada pessoa treinada se torna um elo de proteção e cuidado. Quanto mais gente souber como agir, mais seguras estarão nossas famílias, escolas e locais de trabalho.”
Como se inscrever
As inscrições devem ser feitas presencialmente no Senac em Patrocínio, localizado na Av. João Alves do Nascimento, 2264 – Nossa Senhora de Fátima. Os interessados precisam apresentar documento de identidade com foto, CPF, comprovante de residência e de escolaridade. Menores de idade devem estar acompanhados por um responsável legal.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (34) 3469-3741 ou pelo WhatsApp estadual (31) 3057-8600.
Sobre a Fecomércio MG e o Senac em Patrocínio
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, abrangendo mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o governo e a sociedade, há 86 anos. Outra importante atribuição da entidade é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários(as), empresários(as) e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.
O Senac em Patrocínio é referência em ensino e qualificação profissional na região e possui um amplo portfólio de cursos técnicos, cursos livres e Aprendizagem Comercial, além de ser polo de Educação a Distância (EAD). Com uma infraestrutura completa, a instituição, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, conta com salas de aula e laboratórios bem equipados e atualizados, buscando sempre o aprimoramento dos alunos e do aprendizado.
A Fecomércio MG também trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do setor nos âmbitos municipal, estadual e federal. Com 86 anos de atuação, a Fecomércio MG é fundamental para transformar a vida de cidadãos e cidadãs e impulsionar a economia mineira.


Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!