17 de Janeiro de 2026 às 12:41

Prefeitura intensifica fiscalização do descarte irregular de lixo e as infrações podem resultar em multas de até R$ 3 mil

Denúncias podem ser feitas 24h pelo WhatsApp ou telefone da Secretaria de Segurança Pública.

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Transportes (SESTRAN), intensificou as ações de combate ao descarte irregular de lixo em Patrocínio. A medida tem como foco a preservação do meio ambiente, a manutenção da limpeza urbana e a prevenção de transtornos em vias vicinais, áreas residenciais e espaços públicos.

O descarte inadequado de resíduos como sofás, guarda-roupas, entulhos, restos de construção e outros materiais provoca uma série de danos, incluindo a obstrução de vias, entupimento de bueiros, contaminação do solo e da água, proliferação de insetos e roedores, além do aumento do risco de doenças e prejuízos à mobilidade e à segurança da população. Essas práticas também comprometem a paisagem urbana e elevam os custos de limpeza e manutenção do município.

As fiscalizações estão sendo realizadas de forma contínua pela Patrulha de Zeladoria, com aplicação das penalidades previstas em lei. As infrações podem resultar em multas superiores a R$ 3 mil, conforme a legislação municipal vigente, para aqueles que forem flagrados realizando o descarte irregular de resíduos.

A população pode colaborar com as ações de fiscalização por meio de denúncias ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que funciona 24 horas por dia, pelo WhatsApp (34) 9 9236-3586 ou pelo telefone (34) 3099-0428.