A Prefeitura Municipal está empenhada em oferecer um atendimento mais humanizado e uma estrutura de qualidade para os fiéis que seguem a pé rumo ao Santuário de Nossa Senhora da Abadia, em Romaria. A tradicional peregrinação, que acontece todos os anos em agosto, atrai milhares de pessoas de toda a região, especialmente por ocasião do Dia de Nossa Senhora da Abadia, celebrado em 15 de agosto.
Desde a abertura da estrutura de apoio, na sexta-feira, 1º de agosto, até o domingo (3), estima-se que cerca de 15 mil pessoas passaram por alguma das três barracas montadas ao longo do trajeto. Este ano, além do reforço no atendimento aos romeiros, a Prefeitura Municipal inovou com uma medida importante: a instalação de coxos em todas as barracas, para que os cavalos utilizados na romaria também possam se hidratar adequadamente durante o percurso.
A ação atende a uma demanda recorrente de quem participa da peregrinação montado a cavalo e garante mais cuidado e segurança aos animais, que antes, muitas vezes, não contavam com um local apropriado para beber água.
As barracas estão localizadas em três pontos estratégicos: após a subida da comunidade dos Lebres (antes do Posto Bagajão), cerca de 10 quilômetros após o distrito de Celso Bueno (próximo ao trevo de Monte Carmelo) e, como novidade deste ano, no trevo de acesso à comunidade de Macaúbas de Cima.
Além do acréscimo de um novo ponto de apoio, todas as estruturas foram ampliadas e melhoradas, com reforço no serviço de alimentação. As barracas funcionarão 24 horas por dia, até o dia 14 de agosto, com o apoio de voluntários das paróquias locais.