24 de Novembro de 2023 às 12:47

Policiais de Serra do Salitre e Patos de Minas premiados irão compor comissão da PMMG no Japão

Projeto de Polícia Comunitária será apresentado em intercâmbio técnico

Continue lendo após anúncio
 

A Polícia Militar de Minas Gerais, com o intuito de contribuir para a melhoria da sensação de segurança no Estado, lançou o concurso intitulado "Prêmio Boas Práticas em Polícia Comunitária", buscando reconhecer e valorizar os melhores projetos de resolução de problemas de segurança pública, os quais foram executados e avaliados positivamente.

No dia 02/10/23, o pelotão da Polícia Militar de Serra do Salitre, através dos idealizadores do projeto "A União Gera Prevenção", o 1º Tenente Luiz Paulo que comandou o Pelotão de Serra do Salitre foi transferido para Patos de Minas e o 2º Sargento Fernando Alves, após passarem por duas etapas avaliativas e se classificarem entre os cinco melhores projetos do Estado, receberam a visita técnica da comissão composta por militares da região metropolitana.

Durante essa ocasião, os militares mobilizaram os demais envolvidos para apresentar os benefícios do projeto, cujo objetivo principal era executar estratégias preventivas integradas com o setor público municipal (Prefeitura) e setor privado (Mineradora Eurochem e Construcap) para acolher a população migrante, proveniente de várias regiões do país, visando seu trabalho no Complexo Mínero-Industrial do município.

As ações apresentadas tiveram grande repercussão em todo o Estado de Minas Gerais, uma vez que Serra do Salitre experimentou um aumento repentino de aproximadamente 3.000 pessoas na população flutuante, representando quase 30% da população atual. Mesmo diante desse cenário, a cidade conseguiu reduzir as estatísticas criminais e manter a ordem pública, utilizando estratégias de Polícia Comunitária, trabalhando em rede com o envolvimento de outros atores.

Segundo o presidente da comissão avaliadora, Major Ronan Sassada, o projeto de Serra do Salitre foi o primeiro a receber a visita avaliativa, que será estendida a mais quatro projetos finalistas de outras regiões do estado. Ele acrescentou ainda que os policiais militares envolvidos diretamente no projeto vencedor do concurso comporão uma comitiva para realizar um intercâmbio técnico, visando adquirir conhecimento e desenvolver habilidades práticas de Polícia Comunitária no Japão, junto com militares da Diretoria de Operações da PMMG.

O resultado com a classificação final será divulgado em breve pelos canais de comunicação oficiais da instituição.