3 de Janeiro de 2026 às 13:03

Pescador profissional é preso pela Mamb por pesca ilegal durante piracema no município de Abadia dos Dourados

Espécies nativas estavam armazenadas em tanque-rede e seriam usadas como isca

Com informações e fotos da Mamb da Polícia Militar

A Mamb da Polícia Militar, durante atendimento à denúncia de balcão nº 001/2026, compareceu ao Lago da Represa de Emborcação, no município de Abadia dos Dourados, onde, segundo o denunciante, havia um pescador profissional capturando peixes nativos com a utilização de jequis e armazenando-os em um tanque-rede, para servirem de isca para pindas e espinhéis.

Os militares, no local, constataram que estavam sendo armazenados, em um pequeno tanque-rede, vários exemplares de peixes nativos de diversos tamanhos, das espécies piau-três-pintas (a maioria), mandi-amarelo, cascudo e abotoado.

Segundo o suspeito, os peixes teriam sido adquiridos ainda na fase de alevinos, há cerca de dois anos; entretanto, não foi apresentada comprovação da origem.

Na presença do suspeito, os militares realizaram a pesagem dos peixes, que totalizou 68 kg, que foram devolvidos ao lago.

Os supostos jequis utilizados pelo autor não foram localizados.

Por se tratar de espécies protegidas durante o período de piracema, o suspeito foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia de Plantão, no município de Patrocínio.

Ainda durante a fiscalização, em outro rancho de pesca nas imediações, os policiais realizaram a apreensão de quatro redes de emalhar que estavam escondidas sob uma caixa d’água, totalizando 118,5 m² de redes.

Foram apreendidas 04 redes de emalhar e 68 kg de pescado, que foram devolvidos ao ambiente aquático.