22 de Maio de 2025 às 09:51

Papa Leão XIV nomeia novo bispo para Diocese de Ituiutaba

Dom Valter Magno de Carvalho assume após a renúncia de dom Irineu Andreassa por limite de idade.

Fonte: Vaticano News e CNBB Foto: Arquidiocese de São Salvador (BA).

O Papa Leão XIV aceitou, nesta quinta-feira, 22/05, o pedido de renúncia por limite de idade apresentado por dom Irineu Andreassa (OFM) ao governo pastoral da Diocese de Ituiutaba (MG) e nomeou dom Valter Magno de Carvalho bispo da Diocese de Ituiutaba (Brasil), transferindo-o do cargo de auxiliar da Arquidiocese de São Salvador (BA).

Dom Valter Magno de Carvalho nasceu em 22 de fevereiro de 1973, em Capela Nova, Arquidiocese de Mariana (MG). Estudou Filosofia e Teologia no Seminário Maior São José, em Mariana. Foi ordenado sacerdote pela Arquidiocese de Mariana em 23 de agosto de 1997.

Desempenhou os seguintes cargos: diretor e professor do Curso Propedêutico; administrador paroquial de Santo Antônio em Correia de Almeida, distrito de Barbacena (MG), e de São Sebastião em Cláudio Manoel, distrito de Mariana (MG); pároco da Basílica de São José em Barbacena (MG), de Nossa Senhora da Assunção em Barbacena (MG) e de Nossa Senhora das Mercês em Mercês (MG); vigário episcopal; vigário forâneo; reitor do Seminário Maior São José; diretor da Escola Diaconal São Lourenço; membro do Colégio de Consultores; e professor do Instituto de Teologia local.

Em 4 de novembro de 2020, foi nomeado bispo titular de Giufi e auxiliar da Arquidiocese de São Salvador (BA), recebendo a ordenação episcopal em 23 de janeiro de 2021. Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é membro da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada.

Foto: CNBB

Em uma nota, a presidência da CNBB agradece ao bispo emérito e saúda o bispo que assumirá a nova missão.

"Neste momento em que se torna bispo emérito, rogamos à Mãe Aparecida que o acompanhe nesta nova etapa de sua vida, certos de que sua missão continuará a iluminar o caminho de muitos fiéis", escreve a presidência da CNBB a dom Irineu Andreassa.

São 16 anos de episcopado, cuja história e vida se misturam à história das dioceses de Lajes e Ituiutaba. Como pastor, o senhor deixou um legado de cuidado e atenção aos mais pobres e de fortalecimento dos laços de fraternidade. Sua atuação na formação de lideranças, na promoção da paz e na defesa dos valores cristãos inspirou e continua a inspirar muitos fiéis e comunidades.

"Agradecidos por sua disponibilidade em servir à Igreja como seu pastor, desejamos que seu governo pastoral produza bons frutos nesta Igreja Particular. Confiamos seu ministério e a sua nova missão à intercessão de São José, padroeiro da Diocese de Ituiutaba", ressalta a nota da presidência da CNBB a dom Valter Magno de Carvalho.