Por volta das 19 horas do dia 22 se setembro, uma equipe do corpo de bombeiro formada pelos militares Sub Tenente Ferraz, Cabo Faria e Soldado Wendel com o apoio do ambientalista Carlos Leão , e seus estagiários Barbara Leão, Jr Leão e Welder, foram a uma residência no bairro Matinha , pois ali se encontrava um Ouriço Cacheiro (Porco Espinho). Usando equipamentos e técnicas adequadas o animal foi capturado e colocado em uma jaula e depois solto em seu habitat natural .
Após todo o procedimento o “bichinho” foi levado a uma reserva, onde ali foi recolocado. De imediato o porco espinho subiu em uma árvore para se proteger.
Fica o alerta que tentar captura ou se aproximar de animais selvagens pode ser perigoso se não tiver experiência e ser autorizado pelas autoridades.
Ouriço Cacheiro
Coendou prehensilis é o nome científico de um roedor arborícola, notívago e herbívoro, encontrado em florestas tropicais desde o México até a América do Sul, conhecido vulgarmente como ouriço-cacheiro.
O Coendou prehensilis é um mamífero de 30 a 60 cm de comprimento e de 2 a 4 kg de peso máximo. Seu corpo é coberto por espinhos curtos e pontiagudos em cor esbranquiçada ou amarelada, misturada com o pelo mais escuro.
Esse animal tem hábitos arborícolas, segurando-se com sua cauda preênsil, e transita com frequência pelas bordas das matas de galeria, onde pode entrar em contato com animais domésticos e pessoas.
São animais noturnos e crepusculares. À noite saem para procurar alimento, principalmente frutos com diversas adaptações fisiológicas e metabólicas para se alimentar de ervas.
Vivem solitários ou em pares, produzindo um único filhote por ninhada.
São animais que têm vida reprodutiva de até 12 anos.