
A Força-Tarefa Previdenciária deflagrou, na manhã desta quarta-feira (26), a Operação Múltiplas Faces, com o objetivo de combater associação criminosa especializada em fraudar a Previdência Social no estado de Minas Gerais. Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão nos municípios mineiros de Contagem, Timóteo e Córrego Novo. As ordens foram expedidas pela 2ª Vara Federal Criminal de Belo Horizonte (MG).
Para obter os benefícios, o grupo criminoso criava pessoas fictícias, razão do nome da operação, com a falsificação de documentos de identidade e comprovantes de residência. As fraudes praticadas envolveram em sua maioria benefícios de amparo social ao idoso de baixa renda (BPC/LOAS).
O trabalho de investigação teve início a partir da identificação de oito benefícios irregulares, o que permitiu a descoberta dos responsáveis pela fraude. Esses indivíduos serão autuados pela prática do crime de estelionato qualificado, cuja pena de reclusão varia de um ano e quatro meses a seis anos e oito meses.
Segundo a Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP), o prejuízo com o esquema ilícito alcançou mais de R$ 2 milhões, ao passo que será evitado um prejuízo superior a R$ 830 mil aos cofres públicos, considerando a suspensão dos pagamentos desses benefícios.
Há 25 anos, a Força-Tarefa Previdenciária é integrada pelo Ministério da Previdência Social e pela Polícia Federal, que atuam em conjunto no combate eficaz a crimes estruturados contra o sistema previdenciário. No Ministério da Previdência Social, cabe à Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social detectar e analisar os indícios de crimes e fraudes organizadas.
Fonte: Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério da Previdência Social
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!