PATROCÍNIO (MG) – Já chegou a Patrocínio a tubulação que será usada nas obras de melhorias da Avenida João Alves do Nascimento que sofre com inundações, há décadas, sempre que chove mais forte.
Segundo o Prefeito Deiró, além da tubulação que vai ampliar a capacidade do fluxo pluvial, a Avenida também receberá um novo asfalto, sinalização e outras melhorias. As obras começam semana que vem.
Os tubos tem 6 metros por 1,5 de diâmetro são polietileno de alta densidade. A extensão da rede licenciada será de 2,8 Kms. A princípio será executada do antigo terminal rodoviário até às próximidades da rotatória do Centro Viva Vida.
Os 06 caminhões com os tubos chegaram a cidade no último sábado e o Secretário de Trânsito Transporte e Segurança, Danilo Pereira montou um esquema de segurança desde o trevo da BR 365 até a a antiga praça da Rodoviária (velha) onde serão colocados até sua instalação. O secretário informou que Semáforos próximos a Prefeitura estão sendo desativados temporariamente para dar maior fluidez ao trânsito e por isso pede aos motoristas que redobrem a atenção.
As obras serão realizadas por uma empreiteira sob a supervisão da Secretaria Municipal de Obras.
A previsão de conclusão das obras é de aproximadamente 90 dias.
Dados técnicos da obra informados pelo Codema
As redes de drenagem pluvial serão instaladas nas laterais do atual canteiro central existente na pista de rolagem da Av. João Alves do Nascimento. Serão duas linhas de tubulação de PEAD – Polietileno de Alta Densidade – corrugado de 1.500 mm de diâmetro, a serem instalados desde a rotatória da Avenida Líria Terezinha Lassi Capuano até a rotatória com a Av. Jacinto Barbosa, um trecho de aproximadamente 2,4 km de extensão, com profundidade variável e máxima de 2,8 m. As redes a serem instaladas serão apoiadas em berço de brita para garantir sua estabilidade.
Após a execução das redes de drenagem das vias laterais (em concreto com diâmetros variáveis) que cruzam a Av. João Alves, o canteiro central, que possui hoje 6 m de largura, terá uma edução de 1,5 m de cada lado, ficando com largura final de 3,0 metros. Então as redes estarão implantadas no final em trecho a ser asfaltado. A recomposição asfáltica será realizada, entretanto, em toda a largura das duas pistas de rolagem, não apenas no trecho onde o canteiro será removido.
A ideia de trabalhar nas laterais do canteiro é não alterar a rede existente e não remover as árvores ao longo do canteiro central. Caso seja necessário, poderá ocorrer eventualmente a poda de galhos e das raízes das árvores existentes no local, com a ressalva de que sejam mínimas, visando à sobrevivência das mesmas.
Para a realização da obra, as quadras existentes terão tráfego interrompido
temporariamente, ficando o acesso restrito às casas das quadras através de faixa de
estacionamento existente.
A retroescavadeira ficará instalada na pista de rolagem para trabalhar as obras de drenagem tanto do canteiro como redes de drenagem de interligação – que ficam no alinhamento das vias de interligação com a Av. João Alves do Nascimento. Para tanto haverá transtornos inevitáveis ao tráfego na região em toda a sua extensão, até que se concluam as obras.
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!