Moradores de Patrocínio, Patos de Minas, Monte Carmelo, João Pinheiro, Paracatu, Carmo do Paranaíba, São Gotardo, Juvenília (norte de Minas), Pedra Azul e Rubim (região do Vale do Jequitinhonha), além de Goiânia/GO, Brasília/DF, Anápolis (Goiás) e outros estados, como a Bahia, registraram na noite de quarta-feira, 14/5, por volta das 18h27min, uma 'bola de fogo' cortando os céus da cidade. LEIA AQUI
De acordo com Gilberto Dumont, do Observatório Patos de Minas, há vários relatos desse avistamento, incluindo registros na cidade de Anápolis. Aparentemente, as características observadas são muito semelhantes às de reentrada de lixo espacial. Alguns órgãos de monitoramento já estão analisando as informações para cruzar com dados de possíveis reentradas.
De acordo com a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (BRAMOM), as imagens capturadas indicam que o objeto foi inicialmente percebido em Brasília às 18h24 (horário local) e desapareceu no céu da Bahia às 18h28. Nesse intervalo de aproximadamente 4 minutos, o objeto percorreu cerca de 1.500 km, o que corresponde a uma velocidade entre 6 e 7 km/s. Essa velocidade é compatível com a reentrada de um corpo em órbita terrestre, descartando a possibilidade de se tratar de um meteoro comum.
A partir da análise dos dados e da comparação com objetos em órbita com previsão de reentrada, a BRAMON identificou que o objeto mais compatível com a trajetória observada é o corpo de um foguete Falcon 9 da SpaceX, identificado pelo NORAD 40108. Este estágio de foguete foi lançado em 5 de agosto de 2014, como parte da missão que colocou em órbita o satélite AsiaSat 8, um satélite de comunicações geoestacionário destinado a fornecer serviços de transmissão para a região Ásia-Pacífico."