O Presidente da OAB-MG, Gustavo Chalfun, e uma comitiva de representantes da Subseção de Patrocínio e dos três poderes da região se reuniram com o Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Luiz Carlos Corrêa Junior, para solicitar a instalação da 3ª Vara Cível na comarca. O encontro foi nesta quarta-feira (25), na sede do tribunal em Belo Horizonte.
Durante o encontro foram apresentados dados sobre o número crescente do acervo de processos que somam cerca de 15 mil em tramitação nas duas varas da comarca. O Presidente Gustavo Chalfun falou sobre a necessidade da criação de mais uma vara em Patrocínio e destacou o trabalho realizado em conjunto pelas instituições. "Nossa gestão tem enfrentado muitos desafios que têm sido minimizados pela parceria estabelecida com o Tribunal de Justiça e a gestão do Desembargador Luiz Carlos. Quero referendar e apoiar o pleito da comarca de Patrocínio para a criação de mais uma vara judicial", pontuou Chalfun.
O TJMG tem um parecer da Corregedoria favorável à instalação de mais uma vara em Patrocínio. O desembargador Luiz Carlos Corrêa disse que fará uma análise mais aprofundada da demanda levando em consideração o crescimento da comarca e reconhecendo que o judiciário não acompanhou esse desenvolvimento. O Presidente do TJMG destacou ações para agilizar o andamento dos processos como a implantação da Unidade Avançada de Atendimento da Justiça Federal e os Núcleos de Justiça 4.0.
O Presidente da Subseção de Patrocínio, Marcelo Furtado Ferreira, agradeceu o apoio do Presidente Chalfun por oportunizar a agenda no Tribunal de Justiça e defendeu a solicitação levada à reunião. "A 3ª Vara Cível da comarca de Patrocínio é uma demanda antiga, uma demanda madura, já inclusive validada tecnicamente pela Corregedoria, que, contudo, esteve durante um grande tempo parada a sua análise e a possibilidade da sua implementação. A OAB de Minas juntamente com o judiciário, o executivo e com o legislativo locais fazem coro para a retomada desse grande projeto, essencial para atender toda a população", ressaltou.
Participaram da reunião pela OAB-MG a Vice-Presidente, Núbia de Paula; o Secretário-Geral, Sanders Barão; o Diretor Institucional, Tébar Contente; além de dirigentes da Subseção de Patrocínio; Prefeitos, Vereadores, Deputados Estaduais e representantes do Poder Judiciário da região.