24 de Agosto de 2014 às 22:51

O animal de companhia na vida de famílias com crianças na idade escolar

É nesse período que a criança irá vivenciar e experimentar grandes mudanças

A idade escolar é o período compreendido entre 6 a 12 anos de idade. É nesse período que a criança irá vivenciar e experimentar grandes mudanças no que se refere às regras, conduta social, enquanto gradativamente vai diminuindo sua dependência dos pais e fortalecendo os relacionamentos de amizade.

Nessa etapa, a criança constrói padrões e hábitos que influenciarão por toda a vida. O aspecto cognitivo é sem duvida, nessa fase, foco de atenção com o processo de aquisição do conhecimento envolvendo funções dentre elas: pensamento, linguagem, memória, atenção, percepção e imaginação.

É neste processo que internalizamos o que é percebido no ambiente externo no qual vivemos e nos relacionamos. Para a aquisição desses conhecimentos é fundamental o ato de aprender.

Os pais precisam enxergar no animal de estimação um instrumento facilitador para a aprendizagem de seus filhos. Um pet tem o “poder” de despertar o interesse e o prazer pelo conhecimento na criança. Por si mesmo, o animal representa um elemento motivador.

Pesquisas no exterior demonstram que as crianças interagem, constantemente, com animais apresentam maior desenvolvimento cognitivo, obtiveram pontuação maior em testes de QI (quociente de inteligência) e melhoraram o rendimento na leitura, ao longo do tempo.

Os animais de companhia alimentam a criatividade. Eles são um publico perfeito para o desenvolvimento de pequenos “criadores” que usam a inspiração, a fantasia e a criatividade. Os animais sempre estão atentos observando as crianças, suas brincadeiras, enfim, o que fazem.

As crianças se consideram maduram e responsáveis para assumirem responsabilidade no cuidado com os animais. Quando as crianças envolvem-se em atividades, tais como: alimentar um animal, dar banho, dar água, elas estão tendo a oportunidade de desenvolver atitudes positivas em relação ao próximo, alem de estimularem capacidades cognitivas ao vivenciarem situações que podem exigir delas estratégias.  

Os animais podem se converter em excelentes companheiros de jogos e fontes de interação social para os animais, inclusive, possibilitando novas amizades. Uma criança que não tem animal pode obter inúmeros benefícios, ao interagir com o pet do vizinho.

Os animais podem oferecer uma excelente oportunidade para que os filhos se convertam em participantes ativos no adestramento do animal de companhia, assim sendo, as crianças podem obter grande satisfação e orgulho ao ensinarem o cão da família a fazer algo.

Portanto, o convívio entre animais de estimação e as crianças em processo de desenvolvimento só tem a enriquecer esse vinculo beneficiando toda a relação familiar.