
Foto: Diocese de Itapeva
Morreu na noite de sábado, 25/10, o patrocinense bispo emérito da Diocese de Itapeva, Dom José Moreira de Melo. Ele foi o 5º bispo da diocese.
O bispo emérito de Itapeva havia sido internado na Santa Casa de Itapeva na tarde de terça-feira, 7 de outubro, após apresentar alterações neurológicas, onde, após avaliação médica e realização de exames, foi identificado um coágulo no cérebro. Em decorrência desse quadro, Dom José Moreira de Melo acabou sendo transferido às 22h para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde permaneceu até o seu falecimento.
Nascido em 3 de agosto de 1941, no distrito de Serra do Salitre, que antigamente pertencia à cidade de Patrocínio, vindo, após 1953, a se tornar a cidade de Serra do Salitre. Era filho de José Domingos de Melo (in memoriam) e Ana Moreira de Assis (in memoriam).
Dom José esteve em junho em Patos de Minas, na ordenação episcopal de Dom Antônio Carlos Paiva. LEIA AQUI
Sacerdote proveniente do Clero de Patos de Minas/MG, foi ordenado presbítero no dia 27 de janeiro de 1968, na cidade de Patos de Minas/MG, e recebeu a nomeação episcopal no dia 17 de janeiro de 1996, pelo Papa São João Paulo II, sendo ordenado bispo em 25 de março do mesmo ano, também em Patos de Minas/MG, por Dom João Bosco Oliver de Faria.
Chegou à Diocese de Itapeva em 16 de maio de 1996, assumindo como o quinto bispo diocesano. Seu lema episcopal é: “Solidariedade para evangelizar”.
Durante seu pastoreio, exerceu diversas funções no Regional Sul 1 da CNBB: foi bispo referencial da Pastoral Operária, presidente da Sub-região Pastoral Sorocaba, membro da Comissão Representativa do Regional, presidente da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso e também acompanhou de perto a Pastoral da Comunicação.
Após 20 anos de dedicação ao povo itapevense, em 2016, ao completar 75 anos, apresentou sua renúncia ao Papa Francisco, conforme as normas do Código de Direito Canônico, tornando-se bispo emérito da Diocese de Itapeva.
Em breve serão divulgadas informações sobre o velório e o sepultamento.
A Diocese de Patos de Minas se manifestou dizendo: “Rezemos pedindo a intercessão de Maria, para que o acompanhe à morada celeste, onde ele contemplará o rosto d’Aquele a quem tanto amou e serviu na terra. Em nome de Dom Frei Cláudio Nori Sturm e de todos os fiéis da Diocese de Patos de Minas, manifestamos aos familiares e amigos, bem como à Diocese de Itapeva, que vivem a dor da separação, a nossa proximidade, unidos na oração e na solidariedade fraterna.“
A Diocese de Itapeva se manifestou dizendo: “Nossa Diocese está de luto, sentindo a dor da perda de nosso amado bispo, Dom José Moreira de Melo. Hoje, Deus o chamou à sua presença, no encerrar de seus oitenta e quatro anos, para lhe dar o prêmio de seu serviço dedicado à Santa Mãe Igreja, sempre guiado pelo zelo apostólico, nos diversos desafios que lhe foram confiados.
Dom José Moreira de Melo nasceu em Patrocínio, em 3 de agosto de 1941. Foi ordenado padre em 27 de janeiro de 1968, em Patos de Minas, e nesta mesma cidade recebeu a ordenação episcopal no dia 25 de março de 1996.
Em 1996, deixou o Estado de Minas Gerais, precisamente a cidade de Lagamar, que tanto amava, para viver e iniciar o seu ministério como o 5º bispo da Diocese de Itapeva, no sudoeste do Estado de São Paulo. Deus concedeu vida longa a Dom José, que apascentou durante 20 anos a nossa Diocese, procurando manter alto o farol da fé nos caminhos dos homens e das mulheres, movido sempre pela preocupação de realizar com fidelidade as orientações da Igreja, a sua edificação e consolidação.
Aos seus familiares e amigos, desejo expressar minhas condolências, bem como a todos aqueles que foram alcançados pela graça de seu ministério episcopal. A minha admiração e fraterna estima por Dom José tornam-se oração, que se une a todos os nossos diocesanos, invocando, junto com o Divino Mestre, o prêmio reservado aos seus discípulos fiéis.
Ao trazer esta notícia aos nossos diocesanos, exorto cada fiel a elevar preces e súplicas para que o Bom Pastor do rebanho, Jesus Cristo, Senhor nosso, receba nosso querido Dom José e o leve, em seus ombros, para a eternidade feliz.
Aos padres, peço que assegurem a celebração de missas em sua intenção, dando graças ao Pai pelo seu ministério episcopal, no qual se prodigalizou com afinco, conduzindo pelos caminhos do Evangelho o povo que lhe fora confiado.”
Dai-lhe, Senhor, o repouso eterno, e brilhe para ele a vossa luz!
Acolhei a sua alma, levando-a à presença do Altíssimo!
Em nome de Jesus, abençoo a todos.
DEV. MO. NO SENHOR
Eduardo Malaspina
Dom Eduardo Malaspina
Bispo Diocesano de Itapeva

