Fonte: Agência de Minas
Nesta quarta-feira 25/6, a Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) iniciou o envio de mensagem de texto de celular (SMS) a quem não pagou o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025. O conteúdo do torpedo apenas avisa que há débito do imposto e não contém links clicáveis, código de barras ou QR Code para pagamentos.
O texto da mensagem é o seguinte:
“Aviso SEF/MG: Constam pendências do IPVA placa XXX-0000. Sujeito a inscrição em DA e protesto. Se já pagou, desconsidere ou consulte o site oficial da SEF”.
Ao todo, nesta etapa, 1,5 milhão de proprietários receberão as mensagens de informação sobre o débito. Serão 500 mil disparos por dia e a atividade se estenderá até 27/6. Aqueles que receberem o aviso podem acessar o site www.fazenda.mg.gov.br, clicar no menu IPVA e consultar a dívida.
Como pagar
Os débitos podem ser pagos no próprio site da SEF/MG, por código de barras, via Documento de Arrecadação Estadual (DAE), ou por Pix ao gerar o QR Code.
Caso o proprietário escolha o pagamento Pix, deverá ficar atento ao nome da instituição emissora, que será Itau Unibanco S.A ou Santander (Brasil) S.A. O favorecido precisa ser o Estado de Minas Gerais, CNPJ 18.715.615/0001-60.
Balanço do IPVA 2025
A escala de vencimentos do IPVA 2025 se encerrou no dia 11/4. Após esse prazo, o balanço da SEF aponta a marca de R$ 8,9 bilhões pagos, o correspondente a 75,58% dos R$ 11,8 bilhões de arrecadação estimados.