9 de Janeiro de 2019 às 21:50

Na terça-feira, 09/01, cotação do arábica na ICE encerrou o dia em alta

O dólar comercial fechou em queda nesta terça-feira

INFORMATIVO DIÁRIO - EXPOCACCER

CAFÉ

Nesta terça-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia em alta, à 105,05 cents/lb (+230 pontos) no vencimento março/19. Após tocar a máxima de 106,05 no dia (+330 pontos), o mercado recuou no final da tarde, mas se manteve em alta considerável.

A produção da Colômbia, maior produtora de café arábica suave lavado do mundo, fechou 2018 com 13,6 milhões de sacas, valor abaixo que em 2017. Isso se deve ao fraco fenômeno La Niña que ocorreu no ano passado e que teve o maior impacto, nos departamentos com a principal safra no segundo semestre de 2018.
Vale lembrar que todos os indicadores de produção de café, em termos de variedades, idades e densidade, permanecem em bons níveis.

Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 102,92 e posteriormente em 100.78. Já resistências vistas em 106.62 e 108.18.
 
De acordo com a Somar Meteorologia, esta semana tende a ser menos chuvosa que as semanas anteriores nas principais regiões produtoras de café do país. Apenas chuvas de final de dia devem ser observadas na forma de pancadas que podem ocorrer ainda de maneira isolada.

DÓLAR

O dólar comercial fechou em queda nesta terça-feira, cotado à R$3,7160 (-0,48%), com o mercado de lado e atento para as decisões no cenário externo, em dia sem notícias relevantes no front político. O índice de dólar, bolsa de Nova York, opera em ligeira alta e as moedas europeias estão no vermelho com reta final para o Brexit, com menos de 80 dias para 29 de março, data limite definida em junho de 2016 depois do referendo que definiu a saída do Reino Unido da União Europeia. No entanto, os analistas estão avaliando a probabilidade de um atraso no Brexit.

O movimento da moeda, que flertou com uma valorização, segue com os efeitos das declarações do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, ainda na semana passada sobre as taxas de juros dos Estados Unidos. Powell disse que estava adotando uma abordagem “paciente” para a política monetária.
O mercado também acompanhou o cenário político local, após notícias de que a proposta de reforma da Previdência elaborada pelo governo pode trazer uma regra de transição mais dura que a proposta pelo governo anterior, o que representaria uma maior economia de gastos.  

Após reunião ministerial com o presidente Jair Bolsonaro, o ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), general Augusto Heleno, afirmou que a reforma continua em estudo, com foco em "idades mínimas viáveis" para que a proposta seja aprovada no Congresso Nacional.


Italo Henrique./xpocaccer / Departamento Comercial


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!