Com informações da 10ºBBM
FORMIGA (MG) – Na noite de domingo (2/3), por volta das 19h01, os bombeiros foram acionados através da central de atendimento de emergências 193 para atender a um caso de afogamento no lago de Furnas, em Formiga. Segundo a solicitante, uma mulher havia sido retirada por populares e trazida até a marina do Balneário FurnasTur.
Uma equipe que realizava a ação preventiva de ponto-base em uma rodovia próxima ao local deslocou-se até o clube e constatou que a vítima estava em parada cardiorrespiratória.
Os militares realizaram manobras de ressuscitação e a transportaram para a Sala Vermelha de Formiga, juntamente com uma Unidade de Suporte Avançado do SAMU.
Em nova solicitação, foi relatado que a mulher estava acompanhada de outras duas pessoas em um Jet Ski, e que apenas uma delas foi levada por uma lancha até a Marina do FurnasTur para atendimento. Dessa forma, as outras duas pessoas permaneceram na represa. Segundo o relato, os demais estavam desaparecidos e, possivelmente, estavam utilizando coletes salva-vidas.
Uma equipe de salvamento foi empenhada para realizar buscas aquáticas para encontrar os desaparecidos. As vítimas foram localizadas com vida por populares em embarcações particulares que auxiliavam nas buscas.
A primeira vítima, uma mulher de 57 anos, moradora de Córrego Fundo (MG), teve o quadro de parada cardiorrespiratória revertido. Os procedimentos de ressuscitação foram iniciados pelos bombeiros e a vítima foi repassada para a equipe do SAMU. No local, também havia um médico do SAMU de folga. Foi informado que a vítima passou mal em cima do Jet Ski e foi conduzida até a margem por embarcação particular, sendo entregue à equipe de bombeiros. A vítima foi entregue com vida pela USA na Sala Vermelha do Hospital São Luiz.