19 de Agosto de 2014 às 08:22

Motominas apresenta em setembro a Saveiro 2015

A Motominas, concessionária VW com lojas em Patrocínio, Monte Carmelo e Patos de Minas, já fez a encomenda dos novos veículos que estão sendo muito procurados

A VolksWagem do Brasil lança a versão de carroceria de cabine dupla para sua picape compacta Saveiro, veículo que chega às concessionárias da marca no Brasil em setembro. 

Disponível em três versões de acabamento e com duas opções de motores, o modelo amplia a sua área de atuação da Volkswagen no mercado de picapes compactas, com os seguintes preços.

VW Saveiro Cabine Dupla 2015 Trendline - R$ 47.490

VW Saveiro Cabine Dupla 2015 Highline - R$ 52.720

VW Saveiro Cabine Dupla 2015 Cross - R$ 59.990

Fabricada em São Bernardo do Campo (SP), a linha passa a contar com sete configurações, entre cabine simples, cabine estendida e cabine dupla, com motorização 1.6l MSI com potência de 104 cv e 120 cv (etanol). A Saveiro Cabine Dupla marca também a estreia da versão Highline, com visual e conteúdo diferenciados.

Dessa forma, seguindo a nomenclatura global da Volkswagen, a linha 2015 do utilitário será oferecida nas versões Startline (cabine simples), Trendline (cabines simples, estendida ou dupla), Highline (cabine dupla) e Cross (cabines estendida ou dupla).

A versão aventureira está equipada com o novo motor 1.6l MSI, da família EA211, de até 120 cv. O restante da linha traz o motor 1.6 MSI, de até 104 cv. Combinado a ambos os motores está o câmbio manual de cinco marchas MQ200-5F, reconhecido por sua precisão de funcionamento.

Estilo

Da coluna B (ou seja, das portas) para trás, a carroceria é toda nova. E, ao aumentar o tamanho da cabine, houve um cuidado para manter as formas simétricas da Saveiro Cabine Dupla.

A Saveiro Cabine Dupla tem o teto elevado em relação às demais configurações da linha Saveiro. Por exemplo, a versão Trendline tem 1,54 metro de altura (4 cm a mais do que a Saveiro Trendline Cabine Estendida). Em termos dimensionais, seguem semelhantes às da versão de cabine estendida. São 4,49 metros de comprimento e 1,70 metro de largura (sem espelhos retrovisores). Já a Saveiro Cross Cabine Dupla é ainda maior: são 1,72 m de largura, 1,55 m de altura (4 cm a mais do que a Saveiro Cross Cabine Estendida) e 4,51 metros de comprimento.

O habitáculo da Saveiro Cabine Dupla conta com 1.339 mm de espaço para os ombros – 79 mm a mais do que o principal concorrente. O espaço interno para a cabeça também é um diferencial no segmento: a Saveiro Cabine Dupla tem 1.009 mm no banco dianteiro (23 mm a mais do que a Saveiro Cabine Estendida) e 945 mm de espaço para a cabeça no banco traseiro. O modelo Volkswagen oferece também mais espaço para as pernas entre o banco traseiro e dianteiro, superando o modelo concorrente.

Todas as versões da configuração Cabine Dupla têm distância entre-eixos de 2,75 metros e a caçamba capaz de acomodar 580 litros. Por falar em capacidades, a Saveiro Cabine Dupla tem o maior comprimento livre da categoria, oferecendo uma caçamba com comprimento de 1.106 mm no assoalho – medida 17% maior do que o principal concorrente.

Outro diferencial é o local de instalação do pneu sobressalente (estepe), que fica embaixo da parte traseira do veículo, deixando a caçamba livre para o transporte de carga.

O conjunto de suspensões da Saveiro adota suspensão dianteira independente, tipo McPherson, formada por molas helicoidais com barra estabilizadora, desenhada para um carro de passeio. Já o sistema traseiro é formado por um eixo interdependente com braços longitudinais e molas “super progressivas”, que conferem excelente estabilidade e conforto em qualquer condição de uso. Na versão Cross, a suspensão traseira ainda conta com barra estabilizadora.

Como a cabine é nova, foi desenvolvido um novo rack para o teto. Agora, mais do que servir como apoio para cargas adicionais à caçamba, esse componente passa a ser um elemento de estilo, com formas mais modernas.

Outro item visual exclusivo da Saveiro Cabine Dupla é o friso lateral (cromado na versão Highline). Maior em relação ao das demais configurações de carroceria, o friso também está mais largo, marcando bem a área de incidência de luz.

Internamente, destaque para a posição mais elevada do assento traseiro (ponto “H”). Essa altura adicional (95 mm) em relação aos bancos da frente favorece a ergonomia dos passageiros traseiros e melhora a visibilidade de quem está sentado no banco de trás, que conta com um apoia-braço de cada lado.

Falando de vida a bordo, na base do banco traseiro há dois porta-garrafas de até 500 ml, um de cada lado (comodidade que só a picape Volkswagen oferece na categoria), uma saída de 12V adicional e, entre os bancos dianteiros, um porta-lata.

Assim como a ampla área envidraçada, outro destaque da Saveiro Cabine Dupla é a circulação de ar dentro da cabine. Os vidros laterais traseiros são basculantes, uma exclusividade da picape Volkswagen na categoria. Outro recurso que contribui para segurança é o desembaçador do vidro traseiro (item de série para todas as versões Cabine Dupla), também inédito no segmento.

A Saveiro Cabine Dupla consegue aliar leveza com alta resistência. A Saveiro Cabine Dupla pesa 1.073 kg na versão Trendline – apenas 13 kg a mais em relação à configuração com Cabine Estendida (1.060 kg na Trendline). É a mesma diferença na versão Cross Cabine Dupla, que pesa apenas 1.133 kg.

 

Novo motor 1.6 MSI – eficiência e desempenho

A Saveiro Cross Cabine Dupla é equipada com o novo motor 1.6 MSI. Produzido em São Carlos, no interior de São Paulo, o novo propulsor conta com quatro cilindros e 16 válvulas (4 válvulas por cilindro) e utiliza o sistema de partida a frio que dispensa o tanque auxiliar para gasolina.

Com a tecnologia Total Flex, o novo motor é capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Sua potência máxima é de 120 cv (88 kW) a 5.750 rpm, quando abastecido com etanol (E100), e de 110 cv (81 kW) à mesma rotação, com gasolina (E22). O torque máximo é de 16,8 kgfm com etanol e 15,8 kgfm com gasolina, ambos a 4.000 rpm.

O novo motor 1.6l MSI possui bloco e cabeçote feitos de alumínio, o que colabora para reduzir o peso do conjunto. O cabeçote do novo motor 1.6l MSI possui comando de admissão variável e coletor de escape integrado, formando uma peça única, com refrigeração líquida.

Outra solução inovadora adotada no novo motor 1.6l MSI é o duplo circuito de arrefecimento, que permite temperaturas diferentes para o bloco e para o cabeçote – o sistema utiliza duas válvulas termostáticas.

Todas essas inovações dão desempenho superior à Saveiro Cross Cabine Dupla, tornando a picape Volkswagen a melhor desempenho de seu segmento. Com o novo motor 1.6l MSI a Saveiro Cabine Dupla Cross tem velocidade máxima de 174 km/h (gasolina) e de 177 km/h (etanol). Já a aceleração de 0 a 100 km/h é feita 10,6 segundos e 10,1 segundos, respectivamente. A carga útil com essa motorização é de 607 kg.