2 de Novembro de 2015 às 18:55

Missa de sétimo dia de Dom Jorge Scarso será celebrada nesta terça-feira, dia 3

Conheça a incrível história desse sacerdote que morreu aos 99 anos

Será celebrada nesta terça-feira, dia 3 de novembro, às 19 horas, na Igreja de Santa Luzia a Missa de 7º Dia do ex-Bispo da Diocese de Patos de Minas, Dom Jorge Scarso que morreu na manhã do dia 28 de outubro, aos 99 anos de idade em Modica na Sicília- Itália, sua cidade natal.

A missa será celebrada pelo Frei Ederson Queiroz, que foi crismado e ordenado sacerdote por Dom Jorge (foto ao lado).

Sobre Dom Jorge Scarso

Sua Excelência, o Reverendo Dom Jorge Scarso, nasceu em Modica (Itália), a 13 de Agosto de 1916. Foi frei capuchinho da Província Religiosa de Siracusa desde 1938 e foi ordenado sacerdote em 1942. Apenas quatro anos após sua ordenação ao sacerdócio, faz parte missionária no Brasil, cumprindo missão no Rio de Janeiro e Espírito Santo. Confiado à atividade missionária da Província dos Frades Menores Capuchinhos em Siracusa foi nomeado pároco da cidade de Mantena. Ele ocupou este cargo por 20 anos, trabalhando para a salvação das almas, mas também no campo da solidariedade humana. Em Mantena constrói a igreja-mãe, um hospital, um asilo para sessenta crianças pobres e abandonadas e um ginásio. É incansável em seu trabalho como animador da comunidade e mesmo animador de uma banda musical.

Em 1967, quando foi nomeado Bispo da Diocese de Patos de Minas, toda a Sicília soube de sua nomeação. Trata-se de uma grande Diocese, mas também livre de qualquer infra-estrutura, onde se moveu com enormes dificuldades. O bispo pequeno, mas com Grande entusiasmo, lida com as grandes e pequenas emergências, provando ser pastor atento às necessidades do seu povo. Fundou um seminário com cem lugares, e o jornal diocesano; construiu também um grande conjunto chamado Casa dos Padres, três lavandarias populares, três ambulatórios dentários, uma escola de artesanato na cidade de Patrocínio e a Casa da Criança abandonada na cidade de Araxá. Lutou com sucesso para que Patos de Minas tivesse uma Universidade. Por dois anos, além de sua própria Diocese, dirigiu, como Administrador Apostólico outra grande Diocese, a de Paracatu. Quando na idade de setenta e cinco anos, demitiu-se, quando a diocese tinha setenta sacerdotes.

Ele se tornou bispo emérito e retornou à Itália para sua Modica e deixou sua disponibilidade para o bispo diocesano para continuar a trabalhar. O bispo nomeou-o Capelão Maior do Hospital em Modica, onde exerceu até quase noventa anos, o ministério sacerdotal no meio da humanidade que sofre. Os últimos anos do seu quase cem anos passam no Convento dos Frades Menores Capuchinhos em Modica. Ele morreu no hospital em Modica, depois de alguns dias de sua internação, a 28 de Outubro de 2015, com a idade de noventa e nove anos, setenta de sua profissão religiosa, setenta de sacerdócio e quarenta e oito do episcopado.

Obsº: Soubemos que exite uma pequena cidade perto de Mantena, cujo nome colocaram de 'Giorgio' em homenagem a Dom Jorge Scarso, em razão de todas as benfeitorias realidades ao povo de Deus.

Encontramos duas datas distintas referente ao nascimento de Dom Jorge Scarso. Em nossos arquivos temos 13 de agosto de 1916 e consta na Província Siciliana a 18 de agosto de 1916. Acreditamos que ele pode ter nascido no dia 13 de agosto e ter sido registrado no dia 18, pois era comum acontecer estas coisas em épocas remotas.

Informações retiradas do site da Província de Siracusa dos Frades Menores Capuchinhos

Tradução do idioma italiano: WK – Assessoria de Imprensa Diocesana