7 de Maio de 2019 às 08:12

Mercado: semana começa com café em baixa e dólar comercial fechou em alta

Informativo diário Expocacccer


INFORMATIVO DIÁRIO - EXPOCACCER

CAFÉ

Na segunda-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia em baixa, cotado à 90,15 cents/lb (-45 pontos) no vencimento julho/19. O mercado estendeu perdas e chegou a cair mais fortemente em parte do dia acompanhando a ampla oferta e as oscilações do dólar.

Também repercutiu a divulgação da estimativa de safra da INTL FCStone, que aponta produção no Brasil de 53 milhões de sacas de 60 kg neste ano, sendo 36,9 para o arábica e 16,1 para o conilon. O número fica abaixo do apontado pelo IBGE, de 53,9 milhões e dentro do intervalo citado pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), de 50,48 milhões e 54,48 milhões de sacas. 

Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 89,45 e posteriormente em 88.75. Já resistências vistas em 90,80 e 91.45.

De acordo com a Somar Meteorologia, a semana começa com temperaturas altas para época do ano na maioria das regiões produtoras e no máximo com chuva isolada, embora não se descarte o risco de alguns temporais. Áreas de instabilidade junto com uma frente fria, provocam chuva forte nesta segunda-feira na Região Sul, mas o norte do Paraná ainda recebe pouca chuva. Amanhã a frente fria deverá passar pelo Sudeste, mas o sistema deve provocar a chuva mais volumosa ao longo da costa da Região, nas áreas do Arábica a chance de chuva mais volumosa é bem pequena

DÓLAR

O dólar comercial fechou em alta no dia de hoje, cotado à R$3,9590 (+0,48%), com elevada cautela no exterior após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçar elevar tarifas sobre a China, um novo revés em uma disputa comercial que já dura meses.

Em uma reviravolta inesperada, Trump disse no domingo que vai elevar as tarifas dos EUA sobre US$ 200 bilhões em produtos chineses esta semana e terá como novo alvo centenas de bilhões em breve.

A declaração de Trump lança dúvida sobre expectativas anteriores de que a China e os EUA estariam se aproximando de um acordo para encerrar uma guerra comercial de meses que desacelerou o crescimento global e abalou mercados financeiros.

Ainda na semana passada, Trump havia falado que as negociações comerciais com Pequim estavam indo bem. A declaração do presidente norte-americano, que ocorreu poucos dias antes da retomada das negociações em Washington, gerou uma busca por segurança nesta segunda-feira.
Autoridades chinesas disseram que a viagem está mantida, mas que ainda estão no processo de entender a situação, sem dizer se o vice-premiê, Liu He, que é a principal autoridade da China nas negociações, fará parte da delegação como planejado originalmente.

Do lado doméstico, a semana deve ser de relativa tranquilidade, com investidores de olho na agenda atarefada da semana. Para terça-feira, está previsto o início dos trabalhos na comissão especial da Câmara, colegiado onde se encontra atualmente a proposta de reforma da Previdência.

Já na quarta-feira, o BC brasileiro anuncia sua decisão de política monetária, sob ampla

Italo Henrique Expocaccer / Departamento Comercial


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!