28 de Janeiro de 2019 às 19:57

Mercado: Café em forte baixa e dólar recuou nesta segunda-feira 28/01

Informativo Diário - Expocaccer

Informativo Diário - Expocaccer

CAFÉ

Nesta segunda-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia em forte baixa, cotado à 102,65 cents/lb (-415 pontos) no vencimento março/19. Depois de altas seguidas nos últimos dias, acumulando alta de 1,33% na semana, o mercado realizou lucros na sessão e também acompanhou o câmbio em parte do dia.

O potencial de produção de café de Vietnã e Brasil, além dos níveis de produção em outros grandes países produtores da América Latina, Ásia e África, pode elevar a oferta global do produto, o que limitaria a alta de preço dos futuros do grão no primeiro trimestre.

Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 100,87 e posteriormente em 99.08. Já resistências vistas em 105.12 e 107.58.
 
De acordo com a Somar Meteorologia, nos últimos cinco dias, pancadas de chuva alcançaram áreas produtoras do Paraná, São Paulo, sul de Minas e parte do cerrado gerando acumulados entre 10mm e 40mm. Por outro lado, não chove de forma significativa há pelo menos 20 dias na Zona da Mata e no Espírito Santo. Pelos próximos sete dias, ainda há previsão de pancadas de chuva com acumulados entre 10mm e 30mm entre o oeste de São Paulo e o Paraná. Também choverá sobre a Mogiana, sul e oeste de Minas Gerais e no Espírito Santo, mas nestes casos, com pior distribuição espacial. A temperatura permanecerá elevada, em alguns casos, como na Alta Mogiana, com temperaturas máximas até 5°C mais altas que o normal para época do ano.

DÓLAR
O dólar comercial fechou em queda nesta segunda-feira, cotado à R$3,7660 (-0,40%), com o investidor mantendo a realização na bolsa e saindo do mercado cambial. A atenção para o cenário externo, com o início da reunião do Federal Reserve amanhã, também está promovendo um movimento para baixo no índice de dólar negociado na bolsa de Nova York.

O Fed se reúne nesta semana para a primeira reunião de política monetária do ano, quando é esperado que o banco central norte-americano sinalize uma pausa no ciclo de aperto monetário e reconheça os crescentes riscos para a economia dos EUA.

Nos dias 30 e 31 o vice primeiro-ministro chinês, Liu He, visita os Estados Unidos para uma nova rodada de negociações sobre a guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo.

No lado doméstico, o novo governo segue no radar nesta semana de fechamento de mês. No exterior, participantes do mercado olham com mais cautela para as ações de Bolsonaro e seu ministério.
Alguns investidores notam que, até o momento, o câmbio não segue a tendência de sazonalidade do período, quando, usualmente, o mercado registra fluxos de entrada vindos do exterior.


Italo Henrique Wxpocaccer / Departamento Comercial


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!