30 de Junho de 2016 às 11:42

Menores internos do CIAAP assistem filme educativo e participam de debate

O documentário, além de repassar cultura, desperta o espírito do debate produtivo

O documentário: O Muro é o Meio foi exibido para os internos do CIAAP - Centro de Integração e Apoio ao Adolescente de Patrocínio. O Cine teatro do CEU das Artes mais uma vez foi palco da sétima arte, que contou com a participação dos artistas plásticos Paulo Borges e Armando Ferreira que participaram de um debate com os internos.

“A experiência da exibição do filme foi extremamente positiva, pois possibilitou que os adolescentes se apropriassem de um conteúdo transgressor e pensassem em transformá-lo em algo produtivo e possibilitador de transmitir uma mensagem positiva, além de gerar renda. Além disso, a presença de profissionais da área torna essa realidade mais próxima dos adolescentes, mais palpável e atrativa. Evento assim oferece uma saída real e possível para que eles se orientem após o cumprimento de medida socioeducativa”, disse Josimeire de Souza Silva, pedagoga do CIAAP.

Sobre o documentário

O Muro é o meio é um documentário de quinze minutos sobre as pichações e grafites nos muros do campus São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe. Elas são apresentadas como forma de reivindicação, protesto e comunicação contra a apatia das paredes brancas que abafam os conflitos socioculturais. As intervenções visuais reivindicam qualidade de ensino, estrutura e segurança e servem como link para ocorrências como a ocupação de Reitoria no ano de 2008, onde os estudantes do campus Laranjeiras reivindicavam melhoria na assistência estudantil, a ocupação de 2011, e onde os estudantes de Comunicação Social exigiam melhorias concretas para o curso, além da ocorrência de um crime no interior do campus em 2013. Para isso, este projeto dialoga com teóricos do gênero documentário, como Nichols e sublinha o processo criativo do curta-metragem.  

Com informações Ascom PMP


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!