A osteoporose é uma doença caracterizada pela diminuição da massa óssea, com consequente enfraquecimento e fragilidade do osso e maior possibilidade de fraturas, mesmo após pequenas quedas e traumas. As estatísticas comprovam o quão sério é o problema: uma em cada quatro mulheres, após a menopausa, têm osteoporose e uma a cada cinco mulheres que já tiveram fratura sofrerão outra fatura, em menos de um ano. No Brasil, mais de 10 milhões de pessoas têm a doença e, no mundo, esse número chega a 200 milhões.
A boa notícia é que a osteoporose pode ser prevenida e tratada com excelentes resultados. “A osteoporose pode ser diagnosticada, com precisão e precocemente, através de um exame de fácil realização, indolor e de alta precisão chamado densitometria óssea. Enquanto com o raio-x somente podemos detectar a osteoporose quando já há perda de 30% da massa óssea, com esse exame podemos detectá-la quando há perda de menos de 1%. E detectada precocemente, podemos tratá-la com êxito”, explica Dr. Gustavo Alberto Magalhães Pinto – Geriatra e Clínico Geral.
Osso duro de roer
Não é apenas a má postura que causa danos à coluna. A região é uma das mais afetadas pela osteoporose, doença que enfraquece os ossos. A boa notícia é que o mal que atinge uma em cada três mulheres e um em cada cinco homens com mais de 50 anos é tratável. A má noticia (para os sedentários) é que é preciso sacudir o esqueleto.
Regras da Prevenção
Para evitar a osteoporose, não basta praticar exercícios físicos. É preciso adotar hábitos como:
· Ingerir as doses diárias de cálcio recomendadas para sua faixa etária. Para adultos, elas variam de 1 000 a 1 300 miligramas;
· Expor-se ao sol diariamente por um período de dez a quinze minutos, o suficiente para suprir as necessidades de vitamina D e aumentar a absorção de cálcio;
· Manter um peso saudável. Para isso, o índice de massa corporal- peso dividido pela altura ao quadrado precisa estar entre 20 e 25.
· Realizar um exame de Densitometria Óssea regularmente.
Quem deve fazer o exame
A Densitometria Óssea é o estudo da densidade óssea e pode ser recomendada como medida preventiva e/ou diagnóstica, caso o paciente se encaixe em algum dos fatores de risco ou estar monitorando a eficácia do tratamento da osteoporose. A densitometria óssea pediátrica é indicada para algumas patologias que atingem crianças e adolescentes. Outras indicações importantes do exame incluem necessidade de determinação do grau de perda óssea.
Previna-se! Ligue e agende seu exame!
(34)3839-5600 ou pelo site www.hospitalmedcenter.com.br