INFORMATIVO DIÁRIO - EXPOCACCER
CAFÉ
Nesta quinta-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia em baixa, cotado à 101,50 cents/lb (- 55 pontos) no vencimento março/20.
O mercado futuro do café arábica teve uma sessão tranquila, sem muitas variações nesta quinta-feira (30). Durante esta semana, movimentações expressivas foram registradas na Bolsa de Nova York (ICE Future US) e o mercado do café também sentiu os impactos do setor financeiro, com a pressão por conta do Coronavírus. Além disso, na sessão da quarta-feira (29), as cotações voltaram a cair após novas estimativas de safra serem divulgadas para a produção café brasileiro.
Março/20 encerrou as negociações com desvalorização de 55 pontos, cotado a 101,50 cents/lbp, maio/20 teve baixa de 60 pontos, valendo 103,65 cents/lbp, julho/20 desvalorizou 60 pontos, negociado por 105,95 cents/lbp e setembro/20 também registrou baixa de 60 pontos, encerrando o dia por 108 cents/lbp.
Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 100.43 e posteriormente em 99.37. Já resistências vistas em 103.03 e 104.57.
De acordo com a Somar Meteorologia, nuvens carregadas cobrem boa parte do Sul, Centro-Oeste e Norte do Brasil na manhã desta quinta-feira. Por outro lado, o sol predomina entre o Espírito Santo e a Zona da Mata de Minas Gerais, região castigada pelas fortes chuvas dos últimos dias. Na tarde desta quinta-feira, as pancadas de chuva alcançam as áreas produtoras do Paraná, São Paulo e sul de Minas Gerais com acumulado que varia entre 10mm e 30mm. Até a quarta-feira da próxima semana, a chuva ficará concentrada sobre o Paraná, São Paulo e oeste e sul de Minas Gerais. No norte do Paraná, o acumulado se aproxima dos 100mm, mas as demais áreas produtoras receberão algo entre 20mm e 60mm. A temperatura permanecerá acima da média para época do ano indicando que boa parte das precipitações acontecerá à tarde e as atividades de campo não serão completamente paralisadas no período.
DÓLAR
O dólar comercial fechou hoje em alta, cotado à R$4,2600 (+ 0,97%).
Ainda influenciado pelos impactos do surto de coronavírus na China, o dólar comercial encerrou a sessão em alta de 0,95%, a R$ 4,259 na venda, batendo seu recorde nominal - sem considerar a inflação - de fechamento. No ano, a moeda americana já acumula valorização de 6,13% frente ao real, tornando a brasileira a moeda de pior desempenho entre 33 rivais do dólar no período.
No noticiário doméstico, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que vai enviar ao Congresso em duas ou três semanas o texto da reforma administrativa, que altera regras sobre a carreira do funcionalismo público. Para ele, a reforma deve passar sem problemas.
Guedes disse que a reforma administrativa é o terceiro ataque contra o "Estado ineficiente brasileiro", depois da reforma da Previdência e das medidas de controle de gastos correntes.
No exterior, a economia do México, a segunda maior da América Latina, recuou 0,1% em 2019, sua primeira queda em uma década, segundo dados preliminares do instituto de estatísticas (INEGI) divulgadas nesta quinta-feira (30). Trata-se da primeira retração anual da economia desde 2009, quando o PIB mexicano caiu pouco mais de 5% golpeado pela crise financeira mundial.
A economia mexicana teve crescimento zero durante o quarto trimestre do ano passado, na comparação com os três meses anteriores, registrando quedas de 1% no vital setor industrial e de 0,9% nas atividades primárias. Já o setor de serviços, que inclui o importante comércio a varejo, cresceu apenas 0,3%. As cifras do fim de 2019 mostram que a economia ficou praticamente estagnada durante a segunda metade do ano, após ter entrado em recessão técnica durante os dois primeiros trimestres.
Claudio Castello Branco Ribeiro Filho / Expocaccer / Departamento Comercial
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!