A Expocacer (Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado Ltda.) divulgou nesta semana (18), os primeiros dados referentes aos efeitos das geadas registradas nos dias 10 e 11 de agosto na área de cobertura dos seus cooperados, produtores da Região do Cerrado Mineiro. O levantamento preliminar indica impacto direto em 1.173 hectares (9,13%) de um total de 12.850 hectares avaliados, afetando 67 produtores cooperados. Existe a possibilidade de perdas que podem chegar a pelo menos 412 mil sacas de café na safra 2025/26 da Região do Cerrado Mineiro.
A massa de ar polar provocou temperaturas negativas, chegando a -2°C em alguns pontos, comprometendo lavouras em diferentes intensidades. Os danos variam desde redução parcial na produtividade até perdas severas em determinadas áreas.
Dados em atualização
Segundo a cooperativa, os números representam apenas a primeira etapa da apuração. Equipes técnicas permanecem em campo para analisar também regiões que, mesmo sem a formação de geada visível, foram expostas a baixas temperaturas capazes de afetar o desenvolvimento fisiológico das plantas.
Para a gerente técnica de Sustentabilidade e coordenadora do Sebrae/Educampo Expocacer, Farlla Gomes, o monitoramento é essencial neste momento: “Trata-se de um levantamento preliminar, que ainda passará por revisões e complementações conforme avançam as visitas técnicas. Além dos danos visíveis, precisamos entender também os impactos indiretos do frio, como o estresse fisiológico das lavouras e perdas no pegamento da florada. Essas informações vão orientar os cafeicultores sobre os próximos passos e estratégias para reduzir os prejuízos”, explica.
Apoio ao produtor
A Expocacer reforça que seguirá atualizando as informações à medida que novos dados forem coletados e mantém o compromisso de oferecer suporte técnico e estratégico aos cooperados. Os relatórios finais devem trazer um panorama mais preciso sobre o alcance dos danos e orientar medidas de mitigação para as próximas safras.
Sobre a Expocacer
Criada em 1993 e situada em Patrocínio/MG, a Expocacer promove a qualidade dos cafés e o trabalho dos cooperados no Brasil e no mundo, por meio de iniciativas socioambientais relevantes e da movimentação da economia regional. A cooperativa conta com dois armazéns com capacidade para mais de 1 milhão de sacas e atende mais de 750 produtores, exportando para mais de 35 países nos cinco continentes.
ASCOM / Expocacer – Anna Lívia Leal
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!