O curso de Direito do Unicerp recebeu nesta sexta-feira, 29 de agosto, o juiz diretor do Foro de Patrocínio/MG Dr. Pedro Marcos Begatti. Os alunos do 8º e 9º períodos assistiram à uma palestra sobre mediação, conciliação e a importância do trabalho prestado pelo Núcleo de Práticas Jurídicas. O evento aconteceu no auditório do NPJ do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio.
Pedro Begatti acredita que a população vai aproveitar o atendimento dos estudantes do curso de Direito do Unicerp. "Isso já é feito em comarcas maiores e tenho certeza que as coisas vão fluir naturalmente também aqui. Todos podem usar o serviço desde que passem pela avaliação social que está sendo feita. É um serviço maravilhoso, prestado pelos alunos e supervisionado por três advogados vinculados ao Núcleo. A população pode ficar tranquila com relação ao trabalho que está sendo feito", avaliou o juiz.
O coordenador do curso de Direito do Unicerp viu como positiva a presença do juiz diretor do Foro de Patrocínio e analisou a palestra do Dr. Pedro Begatti. "Temos como meta criar nos alunos a consciência de que muitas vezes é melhor uma tentativa de conciliação entre as partes do que a propositura de um processo judicial, que infelizmente leva anos até a solução de um caso. Essa palestra do Dr. Pedro vem de encontro com os objetivos do curso e objetivos que a justiça também espera", explicou Rodrigo Fernando Lopes.
Lopes também salientou que o papel dos universitários no núcleo é semelhante ao da Defensoria Pública. "Nós atendemos a comunidade carente de Patrocínio e região, desde que as pessoas se enquadrem no perfil de atendimento. Por enquanto, estamos atendendo apenas as causas da área cível. É uma atividade similar a da Defensoria Pública, ancorada num curso de Direito. A finalidade de um Núcleo de Prática Jurídica é a aprendizagem de nossos alunos e o atendimento da comunidade, resolvendo o conflito de interesses entre as pessoas", afirmou.
O Núcleo de Práticas Jurídicas funciona no campus do Unicerp e atende de segunda a sexta, das 7h às 19h.