28 de Julho de 2025 às 12:20

Jubileu dos Jovens, que começa nesta segunda-feira, reunirá milhões em Roma e terá representante natural de Patrocínio-MG.

Evento reúne jovens do mundo inteiro entre os dias 28 de julho e 3 de agosto, durante o Ano Santo convocado pelo Papa Francisco.

Da redação do Patrocínio Online, com informações do site oficial do Jubileu 2025.

Começa nesta segunda-feira, 28/7, na Cidade do Vaticano, o Jubileu dos Jovens, com a participação de jovens peregrinos do Brasil e de mais 145 países.

Com esse evento, Patrocínio (MG) tem um representante Denner José Silva, de 28 anos, natural de Patrocínio/MG e atualmente residente em Itajaí/SC.

Denner, que em Patrocínio era bastante atuante nos movimentos com o grupo de jovens do EJC Sagrados Corações da Paróquia São José e do grupo de oração GOJ Kerigma, já em Itajaí, foi o fundador do Grupo de Jovens Dom Bosco, da Paróquia São João Bosco, Arquidiocese de Florianópolis.

Denner já visitou a primeira Porta Santa, que fica na Basílica de Santa Maria Maior, onde o Papa Francisco está enterrado, a Manjedoura do Menino Jesus, a Cruz de São Damião, dos Franciscanos, e o túmulo do santo padre Francisco.

O Jubileu acontece de 28 de julho a 3 de agosto, no ano em que a Igreja celebra o Ano Santo convocado pelo Papa Francisco durante a JMJ em Lisboa, Portugal, em 2023. O repórter do Patrocínio Online, Jonata Ulisses, acompanhou o evento em Lisboa.

Em particular, para a Vigília de Oração com o Papa Leão XIV em Tor Vergata, no sábado, 2 de agosto, são esperados cerca de um milhão de peregrinos — número que aumentará por ocasião da Santa Missa de domingo, 3 de agosto, às 9h, presidida pelo Santo Padre em Tor Vergata.

Segunda-feira, 28 de julho, será dedicada à chegada dos jovens peregrinos e à acomodação nos locais de acolhimento indicados em Roma e no Lácio pelo Dicastério para a Evangelização, com a colaboração do Gabinete do Comissário Extraordinário do Governo, da Proteção Civil Nacional, da Prefeitura e da Questura, do Vicariato de Roma e da Diocese do Lácio. Para o acolhimento, foram disponibilizadas cerca de 370 paróquias, 400 estruturas escolares, 40 locais extraescolares (como casas da Proteção Civil, pavilhões e ginásios municipais), além de algumas famílias que se disponibilizaram a acolher os jovens peregrinos.

A Fiera Roma receberá 25.000 jovens, oferecendo seus espaços para garantir um acolhimento seguro e confortável. Graças ao apoio operacional do Departamento Nacional de Proteção Civil, a estrutura se tornará uma verdadeira “cidade dentro da cidade”, com assistência médica e serviços 24 horas por dia. Uma máquina organizativa que demonstra o compromisso conjunto de oferecer aos jovens não apenas um espaço para dormir, mas uma verdadeira experiência de comunidade, vivida em total segurança.

Terça-feira, 29 de julho, a partir das 9h, terá início o momento de Diálogo com a Cidade, com eventos de caráter artístico e cultural espalhados por toda a cidade. É possível consultar o programa detalhado no link:
https://www.iubilaeum2025.va/it/pellegrinaggio/calendario-giubileo/GrandiEventi/Giubileo-dei-Giovani/dialogo-29-luglio.html.
Às 19h, o Pró-Prefeito do Dicastério para a Evangelização, S.E. Mons. Rino Fisichella, presidirá na Praça de São Pedro a Santa Missa de boas-vindas, para a qual estão convidados todos os inscritos no Jubileu.

Quarta-feira, 30 de julho, e quinta-feira, 31 de julho, outros eventos de caráter artístico, cultural e espiritual enriquecerão os Diálogos com a Cidade, das 10h30 às 18h. No total, serão mais de 70 eventos previstos no programa dos Diálogos durante a semana do Jubileu dos Jovens, organizados por mais de 30 entidades, organismos ou associações.

Sexta-feira, 1º de agosto, em concomitância com os eventos dos Diálogos com a Cidade, a partir das 10h30, no Circo Máximo, será realizado um Dia Penitencial em preparação para a Vigília com o Santo Padre. Mais de mil sacerdotes estarão disponíveis para o Sacramento da Reconciliação, em dez línguas diferentes.

Sábado, 2 de agosto, às 9h, abrir-se-ão as portas da grande área montada em Tor Vergata. Das 14h às 20h, o palco receberá momentos de entretenimento com música e testemunhos, apresentados por Rudy Zerbi, Lorena Bianchetti, Paola Arriaza Avilés, Luigi Santarelli, Wallace Freitas, Victor Hernandez e Fabyola Inzunza. Entre os vários convidados que subirão ao palco estão o trio italiano Il Volo, Sergio Bernal, Matt Maher, as bandas cristãs The Sun e Reale, Thiago Brado, Missionário Shalom e o coro Hakuna Group Music, nascido durante a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, em 2013. O Coro da Diocese de Roma, dirigido por Mons. Marco Frisina, com cerca de 450 integrantes entre coro e orquestra, animará os momentos da chegada do Santo Padre e da Vigília.

Às 20h30 terá início a Vigília de Oração com o Santo Padre, durante a qual três jovens farão perguntas ao Papa Leão XIV sobre temas como amizade, coragem e espiritualidade. Ao final da Vigília, os jovens se prepararão para pernoitar, com tendas e sacos de dormir.

Às 9h do domingo, 3 de agosto, o Papa Leão celebrará a Santa Missa, também em Tor Vergata.

Os serviços de tradução estarão disponíveis por meio dos aplicativos Vatican Vox e Rádio Vaticana, e será possível acompanhar os eventos do Jubileu dos Jovens também por transmissão ao vivo no canal do YouTube da Vatican News.