18 de Janeiro de 2019 às 22:24

Jovens de Patrocínio já estão na Costa Rica para a pré Jornada Mundial da Juventude e em seguida seguem para a JMJ no Panamá

Entre os participantes o repórter fotográfico do POL, Jonata Ulisses

 

Jonata Ulisses, acima de bermuda azul, ao lado de jovens de todo o mundo, visitando a Catedral Metropolitana de San José.

O repórter fotográfico do POL, Jonata Ulisses e mais 07 jovens da Paróquia João Pauo II de Patrocínio (MG) já estão na Costa Rica onde participam da Pré Jornada e seguem uma semana depois para a Jornada Mundial da Juventude no Panamá.

A pré-Jornada Mundial da Juventude, conhecida também como “Dias nas Dioceses”, começa nesta quinta-feira (17/01) na Costa Rica e no Panamá, países que fazem fronteira e são banhados pelo Mar Caribe e pelo Oceano Pacífico, na América Central.

Panamá e Costa Rica recebem cerca de 125 mil peregrinos que participarão de 17 a 20 de janeiro de 2019 dos “Dias nas Dioceses” ou a Pré-Jornada, uma experiência preparatória para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Logo após a pré jornada, terá inicío a Jornada Mundial da Juventude, no Panamá, com a presença do Papa Francisco.  A JMJ será realizada de 22 a 27 de janeiro no Panamá. O Santo Padre chegará ao país no dia 23 de janeiro à tarde.

No Panamá, o Papa Francisco participará de várias reuniões com as autoridades civis e bispos e presidirá a Missa com a dedicação do altar da Catedral de Santa Maria la Antigua, a Vigília com os jovens e a Missa da Jornada Mundial da Juventude.

Finalmente, por volta das 6h15m da tarde (hora local) do dia 27 de janeiro, o Santo Padre retornará a Roma.

Agradecimentos

Jonata Ulisses fez questão de salientar o auxílio que recebeu para essa peregrinação; "Agradeço à Stelamaris Sanarelli do Patrocínio Online que patrocinou boa parte das passagens de ida e volta para América Central e todo trecho São Paulo/Uberlândia; Agradeço ainda a ajuda financeira que tive para a manutenção e outros despesas, doados pelos padres Sizenando (Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio), Orlando (Paróquia São João Paulo II, Subtenente Jean e família, Cindy tia do EJC Nossa Senhora de Fátima, Rodrigo Alessandra da Acessoria de Imprensa, Rodrigo Silva Souza, Kairo, Eva Maria, Denia os movimentos EACs, EJCs e MAC a todos amigos que ajudaram de forma direta ou indiretamente com orações apoios e incentivos. Agradeço também a Expocaccer que me cedeu kits do Café do Cerrado para serem entregues as religiosos, orgaizadores, sacerdotes e familias que vão nos acolher, bem como a Iolanda, esposa do Sargento Jean que doou kits da avon para este fim".

Já os jovens Peregrinos de Maria da Paróquia João Paulo (foto abaixo) tiveram ajuda do Padre Orlando e da comunidade e ainda se movimentaram em eventos para ganhar fundos para participarem desse evento.

O que é a Jornada?

Panamá e Costa Rica recebem cerca de 125 mil peregrinos que participarão de 17 a 20 de janeiro de 2019 dos “Dias nas Dioceses” ou a Pré-Jornada, uma experiência preparatória para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Em um comunicado do Comitê Organizador Local (COL), indicou-se que os jovens que chegarem a ambos os países “viverão um encontro fraterno, de intercâmbio cultural, assim como de serviço social, esportivo e espiritual”.

Pe. Rafael Ochomogo, subsecretário para os Dias nas Dioceses e Peregrinação dos Sinais, destacou que só no Panamá há 115 paróquias arrumando os detalhes para que a estadia dos jovens seja a melhor possível.

No Panamá, participarão as Dioceses de David, Santiago, Colón, Peninimé, Chitré, a Prelatura de Bocas del Toro, o Vicariato de Darién e duas Zonas Paroquiais da Arquidiocese do Panamá; e na Costa Rica, participarão suas 8 dioceses.

A Pré-Jornada é uma iniciativa opcional que surge com o propósito de envolver todo o país onde se realiza a JMJ.

A JMJ será realizada de 22 a 27 de janeiro no Panamá.


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!