16 de Setembro de 2025 às 18:25

Jovens de Patrocínio e Guimarânia vão estudar fora do país com bolsa integral pelo Passaporte Mineiro do Conhecimento

Intercâmbio gratuito levará jovens mineiros para três continentes a partir de 2026

Fonte: Agência de Minas

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), divulgou na terça-feira, 9/9, os países de destino dos mais de 90 estudantes selecionados no Passaporte Mineiro do Conhecimento, dentre eles dois jovens pertencentes à Superintendência Regional de Ensino em Patrocínio, sendo o patrocinense o aluno do 1º ano do Ensino Médio da Escola Dalva Stela de Queiroz, Heitor Martins de Oliveira, e Micael Alves Honório, que reside em Guimarânia.

O aluno Heitor Martins de Oliveira irá estudar na Austrália, um país-continente na Oceania, conhecido por sua beleza natural, cultura diversificada e alta qualidade de vida. É o sexto maior país do mundo.

Já Micael Alves Honório, que estuda na Escola Estadual Irmãos Guimarães, irá estudar na Argentina, onde está estudando a jovem patrocinense Raíssa Paulino da Silva.

O projeto garante a jovens da rede estadual a oportunidade de cursar o 2º ano do Ensino Médio em escolas de diferentes partes do mundo, com todas as despesas custeadas pelo Estado. Os embarques estão previstos para o início de 2026.

Os intercambistas vão estudar em sete países: Argentina, Austrália, Chile, França, Itália, Suíça e Uruguai. Todos são estudantes do 1º ano do Ensino Médio em Tempo Integral (Emti) de escolas estaduais. A lista com os nomes dos contemplados e seus respectivos destinos está disponível neste link.

“Hoje é um dia muito especial para nossos estudantes, que estavam na expectativa de conhecer os países de destino. Esse é um programa fundamental para o desenvolvimento dos jovens, que terão a chance de vivenciar novas culturas, enriquecer seu aprendizado e conquistar oportunidades únicas para o futuro”, destacou o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares.

Ao todo, 150 estudantes serão contemplados nesta segunda edição. Os demais 60 bolsistas serão anunciados até o final do ano. As bolsas custeiam integralmente a viagem, hospedagem, alimentação, documentação e seguro, garantindo aos estudantes a chance de viver uma experiência acadêmica e cultural transformadora, sem custos adicionais para suas famílias.

Internacionalização da educação

Executado pela SEE/MG em parceria com a Fundação Helena Antipoff (FHA), o Passaporte Mineiro do Conhecimento é voltado a estudantes do 1º ano do Emti e tem como objetivo oportunizar o estudo do 2º ano em instituições estrangeiras. O projeto foi ampliado em 2024 para todas as 794 escolas estaduais de Emti, alcançando mais de 94 mil estudantes em 450 municípios.

Na edição anterior, 150 jovens foram selecionados para estudar no exterior e já iniciaram a jornada em outros países. Com investimento aproximado de R$ 20 milhões, o programa consolida a proposta de democratizar o acesso a experiências internacionais, garantindo que estudantes de diferentes regiões de Minas Gerais possam ter contato com outras culturas e sistemas educacionais.