17 de Setembro de 2025 às 11:18

Jovem fica gravemente ferida com cerca de 90% do corpo queimado após explosão em apartamento

Defesa Civil avalia risco estrutural do prédio, que está temporariamente interditado para moradores.

Com informações e fotos do Corpo de Bombeiros

UBERLÂNDIA (MG) - Os militares do Corpo de Bombeiros foram acionados na tarde de terça-feira, 16/9, por volta das 13h45min, para atendimento de ocorrência de explosão em apartamento no bairro Shopping Park, em Uberlândia.

Diante das informações repassadas pelo solicitante, prontamente os bombeiros empenharam quatro viaturas do 5° BBM, sendo o Coordenador de Bombeiros (CBU), o Auto Bomba Tanque (caminhão) e duas Unidades de Suporte Avançado (USA) para prestar o atendimento inicial à ocorrência relatada.

Os militares chegaram ao local e puderam observar diversos materiais estruturais do prédio ao chão, tais como partes de parede e cacos de vidro das janelas. Além disso, foi possível perceber que as chamas ainda estavam em desenvolvimento na chegada das guarnições.

Uma equipe realizou o adentramento no interior da edificação, que já havia sido evacuada pelos moradores e pela síndica, bem como coletou informações sobre a existência de mais algum morador que pudesse ter ficado no interior dos apartamentos.

Os bombeiros foram informados por testemunhas que a moradora do apartamento onde ocorriam as chamas (foco da explosão) foi socorrida por vizinhos e encaminhada por meios próprios até a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) do bairro São Jorge, unidade mais próxima.

Dando continuidade aos trabalhos de combate e eliminação do incêndio, os bombeiros solicitaram apoio de mais um caminhão do Corpo de Bombeiros para realizar a extinção das chamas, rescaldo dos materiais e ventilação do ambiente, além de uma vistoria por todos os andares e apartamentos que foram danificados pelos efeitos da explosão.

Ficou confirmado que um único apartamento sofreu danos generalizados em decorrência da explosão e das chamas.

Os demais apartamentos sofreram danos relacionados à transferência de energia em decorrência da explosão.

Devido à possibilidade de risco estrutural e demais avarias em algumas partes da edificação, a Defesa Civil Municipal foi acionada para realizar uma avaliação técnica e orientar os moradores, tendo em vista a impossibilidade de ocupação do edifício naquele momento.

Além disso, uma USA foi deslocada até a UAI São Jorge para dar continuidade ao atendimento da vítima da explosão, uma jovem de 22 anos que teve cerca de 90% do corpo queimado em decorrência do sinistro. A vítima foi estabilizada pelo médico da USA e transferida até o pronto-socorro da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Após cerca de 3 horas de atuação do Corpo de Bombeiros na ocorrência, o local foi isolado para vistorias pós-sinistro e também para trabalhos técnicos relacionados à Defesa Civil. Estiveram envolvidos na ocorrência um total de 14 militares, 5 viaturas, e foram utilizados aproximadamente 10.000 litros de água no combate às chamas e rescaldo dos materiais.

Os moradores e a síndica do bloco foram orientados quanto aos procedimentos de acionamento do seguro, bem como providências a serem verificadas para o processo de reocupação do edifício.