16 de Outubro de 2025 às 11:26

Jovem estudante patrocinense da Unicamp conquista 1º lugar entre 500 trabalhos no 23º Congresso Farmacêutico de São Paulo com pesquisa inovadora

O projeto integrou a área de Química Farmacêutica e foi reconhecido como o melhor trabalho científico entre quase 500 pesquisas inscritas no congresso.

Da redação do Patrocínio Online, com informações do site do Congresso Farmacêutico de São Paulo.

A patrocinense Júlia Gonçalves Silva, de 20 anos, foi destaque nacional ao conquistar o primeiro lugar no 23º Congresso Farmacêutico de São Paulo, promovido pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP). O evento, considerado um dos maiores encontros científicos da área farmacêutica no país, aconteceu entre os dias 10 e 12 de outubro, na Universidade Paulista (Unip), campus Vergueiro/Paraíso, em São Paulo.

Natural de Patrocínio (MG) e estudante do sexto período do curso de Farmácia na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Júlia apresentou o trabalho “Síntese e caracterização de acil-hidrazonas potencialmente inibidoras da GSK-3β”, desenvolvido sob orientação dos professores Wanda Pereira Almeida e Ricardo Pereira Rodrigues. O projeto integrou a área de Química Farmacêutica e foi reconhecido como o melhor trabalho científico entre quase 500 pesquisas inscritas no congresso.

A estudante fez questão de agradecer às instituições que contribuíram para o desenvolvimento do projeto: “Agradeço ao Programa PIBIC/Unicamp e à empresa Dow Chemical pela bolsa de pesquisa, e ao Laboratório LaPeFarMe pelo apoio institucional”, destacou.

Além de Júlia, outros projetos também foram premiados: O segundo lugar foi concedido ao trabalho “Pomada dermatológica com nanopartículas poliméricas de extrato etanólico de própolis verde com potencial efeito cicatrizante para a herpes labial”, de Graziela Scheffer Grespan de Souza e Marcelo Guimarães.

O terceiro lugar coube ao estudo “Ancestralidade e fenótipos da CYP2D6 em pacientes oncológicos do Sistema Único de Saúde (SUS)”, assinado por João Eduardo Castelano da Silva e equipe.

O 23º Congresso Farmacêutico de São Paulo reuniu milhares de farmacêuticos, estudantes, pesquisadores e representantes da indústria farmacêutica para discutir tendências e desafios da profissão. O tema central desta edição foi “Tecnologia avançada em produtos e cuidado farmacêutico: inovações que salvam vidas”, enfatizando a integração entre ciência, tecnologia e prática clínica.

Durante os três dias de evento, a programação científica incluiu minicursos, simpósios, fóruns e mesas-redondas que abordaram temas como inteligência artificial na saúde, sustentabilidade, farmácia clínica, cosmetologia, toxicologia e medicina integrativa. A presença de especialistas internacionais e influenciadores digitais também colaborou para enriquecer os debates sobre o futuro da profissão.

“Celebramos 53 anos desde o então chamado inicialmente de Congresso Paulista de Farmacêuticos. Foram 22 edições de um evento que cresceu junto com a profissão e se consolidou como referência nacional de um dos maiores congressos multidisciplinares da área farmacêutica”, destacou o presidente do CRF-SP, Dr. Marcelo Polacow, durante a abertura oficial.

Para o Dr. André Moura, coordenador da Comissão de Trabalhos Científicos da 23ª edição, os trabalhos enviados mostraram o quão os farmacêuticos estão comprometidos com a ciência, a pesquisa, a tecnologia e, principalmente, com o cuidado, já que muitos trabalhos foram voltados ao cuidado farmacêutico com o paciente.

Com essa conquista, Júlia coloca o nome de Patrocínio e da Unicamp em destaque no cenário científico nacional, reforçando o protagonismo da nova geração de farmacêuticos na produção de conhecimento e inovação para a saúde.