E os Correios que, completou 350 anos de bons serviços prestados ao país, e, recentemente, entenderam de mudar a endentidade visual da empresa. Até ai tudo bem. O fato é que o projeto completo, incluindo divulgação, troca de letreiros, substiuição de veiculos custará a bagatela de R$ 42 milhões - R$ 390 mil somente para criar o novo desenho gráfico. O que chamam de "audacioso projeto de revitalização", na verdade é uma pançada, um ato administrativo bisonho. É um exemplo de como o dinheiro público tem sido tratado como se fosse capim.
Tive a honra de receber uma carta (VIA CORREIOS) de nosso "embaixador em Uberlândia", José Reinaldo da Silva. Entre outras ele espinafra: "E os Correios não estão preocupados em melhorar a qualidade dos serviços, agilizando entregas e valorizando o quadro de funcionários que gastam solas e solas de sapatos nos serviços de entrega.". Aquele que não se manifesta contra uma atitude errada, concorda com ela. Fala, Zé Reinado:
“ESTIMADO AMIGO MILTON;
Como sempre faço, vendo e lendo a sua coluna publicada no jornal Gazeta de Patrocínio edição de 06/09, você trata da lentidão dos Correios. Como ainda mantenho costume de escrever missiva tenho testemunhado essa lentidão nas entregas.
E os Correios não estão preocupados em melhorar a qualidade dos serviços, agilizando entregas e valorizando o quadro de funcionários que gastam solas e solas de sapatos nos serviços de entrega. Faltam servidores para o trabalho de campo. Os abnegados carteiros provam isso.
Mas a alta direção dos Correios não está preocupada com a excelência dos serviços. Estão preocupados em gastar,creio, uma pequena fortuna para alterar a logomarca, como estão fazendo agora.Tenho perguntado para que? Para que fazer e porquê mudar uma marca de décadas? Só para gastar milhões, enquanto poderiam aplicar essa “fortuna” na melhoria da empresa.
Inconformado coma tão absurda idéia, infeliz idéia da direção dos Correios, enviei mensagem aos dirigentes via e-mail demonstrando minha indignação. Sei que nada resolve, mas difícil ver os absurdos e ficar calado. Não tem sido minha postura, silenciar diante das bobagens que as autoridades cometem .
A folha anexa, é cópia das minhas manifestação, com uma estúpida resposta de gente daquela empresa.
A você o meu abraço fraterno, extensivo á família.
Ah! Poderia ter digitado, mas aproveitei para atender ao pedido da simpática Monica cunha, para “escrever cartas”
Abraços, José Reinaldo da Silva – Uberlândia.
A INDGINAÇÃO DE JOSÉ REINALDO:
“Senhores dos Correios,
Apesar do avanço da tecnologia ainda sou usuário dos Correios para envio de cartas, cartões etc.
Creio firmimente que a opinião geral jamais seria por “mudar” a logomarca dos Correios que já deve ser centenária. Infelizmente, vocês da direção em Brasília, Rio, SP tem outra visão- a do marketing. Quem iria concorrer com os Correios? Quem? Desnecessária mostrar nova visibilidade apenas na marca Melhor seria se pensassem em aumentar o número de carteiros, entregadores, mensageiros. Quase todos o dias encontro com carteiros que são meus amigos e a lamentação é uma só: Tem poucos carteiros para o número de entregas. Ai sim, a direção dos Correios poderia pensar em melhorar a marca dos Correios com mais entregadores para o serviços serem ainda mais ágeis. Essa deveria ser a preocupação. Fazer concurso para carteiros com número maior de vagas a serem ocupadas. Assim a arrecadação dos Correios seria melhor empregada do que mudar lay out, gastar fortunas com marketing, com impressão da nova marca.
Nós simples contribuintes é que pagamos o pato ou ficamos com apouca qualidade que as empresas e órgãos públicos colocam á disposição da população. Infelizmente a preocupação dos senhores são outras. José Reinaldo das Silva”
“SENHORES E SENHORAS DOS CORREIOS
Sempre gostei de consultar o site dos Correios. Claro os Correios antes do PT sempre foi mais sério, mas gosto dos serviços da empresa genuinamente brasileira. Mas o novo modelo de site ficou PÉSSIMO, PÉSSIMO, HORRÍVEL .. Mostra que vocês realmente não tem gosto apurado.Infelizmente,
RESPOSTA CURTA E GOSSA DOS CORREIOS:
“CARO CLIENTE,
Informamos que as decisões para o novo desenho do site dos Correios são puramente técnicas, com base em pesquisas junto aos nossos clientes e benchmarkig com outros sites de concorrentes e referências dentro de Brasil e exterior, considerando as melhores práticas em design e arquitetura da informação. Trata-se, portanto, de um trabalho sério, privilegiando os melhores resultados de pesquisas em detrimento de opiniões pessoais.
Lamentamos que o senhor não tenha apreciado o trabalho, mas o convidamos para sugerir as melhorias que julgar necessárias, visto que o nosso objetivo é atender o nosso cliente da melhor forma possível, seja em nosso site, seja em nossas unidades operacionais."