Desde a morte do Santo Padre, o Papa Francisco, no dia 21 de abril, o site Patrocínio Online obteve relatos de momentos vividos por diferentes pessoas. O cantor católico e deputado federal Eros Biondini, que teve a oportunidade de ver o Papa pela última vez, e a peregrina Karolyn Santana, destacaram a comoção em torno de sua morte, enfatizando o silêncio e o respeito na Praça de São Pedro, no Vaticano. Agora, o renomado jornalista e missionário da TV Canção Nova, Rodrigo Luiz, também compartilhou sua experiência.
O jornalista, que já teve encontros com dois Papas São João Paulo II, canonizado pela Igreja, e Bento XVI, amplamente reconhecido como santo pelo povo relatou momentos importantes desde sua chegada a Roma, durante a semana do falecimento de Francisco, até a atual expectativa para o conclave que elegerá o novo sucessor de São Pedro.
Ele está acompanhado de seu cinegrafista e equipe da TV Canção Nova, registrando tudo de perto.
Direto do Vaticano, o jornalista Rodrigo Luiz, da TV Canção Nova, descreveu o clima de expectativa que toma conta de Roma após a morte do Papa Francisco. Em meio à movimentação intensa de fiéis e jornalistas na Via da Conciliação, próximo à Basílica de São Pedro, Rodrigo destacou a forte comoção e espiritualidade do momento. “Todos os olhares do mundo se voltam para Roma, para o coração da Igreja. A expectativa gira em torno do conclave”, afirmou.
Nesta fase inicial, espera-se que, nesta quarta-feira, 7/5, o início da primeira fumaça indique o resultado da votação, e, se for preta, será sinal de que ainda não houve consenso entre os cardeais. Ele ressalta que “é apenas o começo. Nos próximos dias, haverá duas votações pela manhã e duas à tarde”, explicou o jornalista.
Rodrigo chegou ao Vaticano na sexta-feira posterior ao falecimento de Francisco, ocorrido na segunda-feira, dia 21 de abril. Desde então, cobriu o funeral, o sepultamento na Basílica de Santa Maria Maior e os nove dias de orações do novenário. Também acompanhou de perto as congregações gerais, reuniões preparatórias entre os cardeais.
Um dos momentos mais emocionantes, segundo o jornalista, foi a saída dos cardeais brasileiros do Colégio Pio Brasileiro. “Ontem à noite, por volta das 20h30min, horário de Roma, eles deixaram o colégio rumo à missão de eleger o novo Papa. Houve oração, aplausos e canções de envio”, relatou.
Encerrando sua participação, Rodrigo destacou a presença da imprensa internacional no local. “Estamos aqui, colados, levando todas as informações especialmente para o público do Brasil e de Portugal”, concluiu.
NOTÍCIAS RELACIONADAS