29 de Junho de 2020 às 15:28

Informe Epidemiológico Coronavírus 29/06/2020 em Minas Gerais

Dos óbitos notificados (N=2.324): 918 foram confirmados, 213 encontram-se em investigação e 1.193 foram descartados para Covid-19.

Continue lendo após anúncio
 

Até o momento foram 43.864 casos confirmados*. Estão em acompanhamento** 17.792 casos e são 25.154 casos recuperados***. Até o momento, foram confirmados 918 óbitos.

Segundo o governo de Minas elevado número de casos notificados nas últimas 24h deve-se à modificação na metodologia de coleta de dados, o que permitiu atualizar a situação epidemiológica dos municípios com o total de casos acumulados até hoje. Ressalta-se, portanto, que o número apresentado não retrata a ocorrência de casos nas últimas 24h, mas a atualização dos dados até então não informados pelos municípios.

Dos óbitos notificados (N=2.324): 918 foram confirmados, 213 encontram-se em investigação e 1.193 foram descartados para Covid-19.

Com pico de casos da Covid-19 previsto para 15 de julho, o Estado alertou, que as novas contaminações que vão constar nas estatísticas durante o ápice da pandemia no Estado ocorrerão, muito provavelmente, nesta semana. Por essa razão, o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, pediu que a população reforce o isolamento.

"Entre 14 e 21 dias antes do pico, as pessoas devem ser contaminadas para que elas manifestem a doença e necessitem de internação", explicou o chefe da pasta, em coletiva na Cidade Administrativa. Segundo ele, o aumento do isolamento eficiente é a única forma de evitar que ocorra um pico muito grande em 15 de julho.

"Nesta semana, nós teremos uma semana importante. Se a transmissão continuar do jeito que ela vem, ela vai reforçar o que são as projeções do pico por volta de 15 de julho. A ação de cada um é que vai trazer a melhora dos nossos níveis de transmissão e a diminuição do risco das pessoas precisarem serem internadas e terem a doença", disse.

Em espaço da coletiva voltado ao atendimento a dúvidas de seguidores dos perfis do Estado, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) trouxe explicações para uma usuária sobre o tempo necessário para um paciente ser considerado imunizado após o contágio pela Covid-19.

Segundo Amaral, há diversas variáveis e os padrões não são iguais para todas as pessoas. No entanto, o gestor da SES explicou que, de uma forma geral, a partir do dia que uma pessoa apresenta sintomas, devem-se contar 14 dias para que ela tenha anticorpos e, portanto, temporariamente imunizada da Covid-19 e sem risco de transmitir para outras pessoas.

"Como na saúde nada é 100%, pode existir alguma pessoa que demore um pouco mais para ter essa imunidade ou pode ter pessoas que um pouco antes tenham a imunidade. De uma forma geral, se a pessoa está com mais de três dias sem sintomas, ela já tende a estar curada da doença. Mas, como nós precisamos dar uma margem de segurança, nós podemos entender que 14 dias é um bom prazo", finalizou.

 


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!