Na manhã dessa sexta-feira (07/03), aconteceu a solenidade de inauguração de 10 leitos da UTI Neonatal na Santa Casa de Patrocínio. Entre outros esteve presente o Secretário-adjunto de Estado de Saúde de Minas Gerais, Wagner Ferreira; o patrocinense Eustáquio Amaral, superintendente financeiro da pasta; Deputado Deiro Marrá e provedor da Santa Casa, Ricardo Bartholo, membros do conselho, funcionários e outras autoridades municipais.
As novas unidades, que receberam investimentos estaduais na ordem de R$ 875.598,00, irão beneficiar pacientes de nove municípios que compõem a microrregião de Patrocínio/Monte Carmelo. Uma população estimada em mais de 188 mil habitantes.
A ampliação de leitos de UTI neonatal e pediátrica no Estado faz parte das ações do programa Viva Vida, que visa combater a mortalidade materna e infantil. Atualmente, existem 2.384 leitos de UTI em Minas. Destes, 529 são de UTI Neonatal.
É importante salientar que entre 2007 até 2013, o governo de Minas já investiu R$3.872.937,00 na Irmandade Nossa Senhora do Patrocínio, mantenedora da Santa Casa. Para a liberação desses recursos foi imprescindível à participação de Eustáquio Amaral, Superintendente das Finanças da Secretaria de estado da Saúde e do deputado estadual Deiró Marra.
Homenagens
O Deputado Deiró Marra foi homenageado com uma placa por decisiva participação na liberação dos recursos e afirmou a nossa reportagem que trabalha agora para ampliação da UTI adulto.
O vereador Drº. Marco Antônio, representando a Câmara Municipal, entregou moções de aplausos ao Secretário-adjunto de Estado de Saúde de Minas Gerais, Wagner Ferreira e o patrocinense Eustáquio Amaral, superintendente financeiro da pasta e também a direção da Santa Casa.