Da redação Patrocínio Online, com informações da ACI Digital.
A Igreja celebra nesta quarta-feira, 22/10, o dia de São João Paulo II, conhecido como o papa dos jovens, da família e o papa peregrino, além de ser um dos Pontífices que mais visitou países na história da Igreja.
Com isso, a paróquia que leva o mesmo nome de São João Paulo II está em festa.
Nesta quarta-feira, há uma programação festiva com a Santa Missa às 19h30min, presidida pelo pároco Luiz Antônio, e, após, procissão e a movimentação de barraquinha na Igreja Matriz da Comunidade Nossa Senhora da Piedade, bairro Nações.
Foto: Vatican News
Mas quem foi João Paulo II? Nome de batismo Karol Józef Wojtya, ele nasceu em Wadowice, uma pequena cidade a cerca de 50 quilômetros de Cracóvia (Polônia), no dia 18 de maio de 1920, e era o mais novo dos três filhos de Karol Wojtya e Emília Kaczorowska.
Em 16 de outubro de 1978, dia de Santa Edwiges, São João Paulo II foi eleito papa da Igreja Católica, sendo o 263º sucessor do apóstolo Pedro. O pontificado de São João Paulo II foi o maior da história da Igreja, durando aproximadamente 27 anos.
Depois de ser eleito papa em 1978, São João Paulo II exerceu seu ministério com incansável espírito missionário. Realizou 104 viagens apostólicas fora da Itália e 146 dentro deste país. Além disso, como bispo de Roma, visitou 317 das 333 paróquias romanas.
Seu amor pelos jovens o impulsionou a iniciar, em 1985, as Jornadas Mundiais da Juventude. Sua atenção para a família o levou a inaugurar os Encontros Mundiais das Famílias, em 1994.
Entre seus principais documentos estão: 14 encíclicas, 15 exortações apostólicas, 11 constituições apostólicas e 45 cartas apostólicas.
São João Paulo II promulgou o Catecismo da Igreja Católica, à luz da Revelação, interpretada com devida autorização do Concílio Vaticano II. Reformou o Código de Direito Canônico e o Código dos Cânones das Igrejas Orientais, além de reorganizar a Cúria Romana.
João Paulo II faleceu no dia 2 de abril de 2005, às 21h37 (hora local), dia da oitava de Páscoa e domingo da Divina Misericórdia.
Desde aquela noite até o dia 8 de abril, data em que se celebraram as exéquias do pontífice, mais de três milhões de peregrinos prestaram homenagem a João Paulo II, inclusive enfrentando 24 horas de fila para acessar a Basílica de São Pedro.
Cinco anos após a morte de João Paulo II, em 28 de abril, o papa Bento XVI iniciou sua causa de beatificação e canonização, aberta oficialmente pelo cardeal Camillo Ruini, vigário geral da diocese de Roma, em 28 de junho de 2005.
Bento XVI o beatificou no dia 1º de maio de 2011, e o papa Francisco o canonizou, junto com João XXIII, em 27 de abril de 2014.