14 de Agosto de 2021 às 10:05

História de vida: Empresário patrocinense, Nenê Constantino comemora 90 anos

É um dos maiores empresários não só do Brasil, mas da América Latina, no setor de transporte terrestre e aéreo

Continue lendo após anúncio
 

O patrocinense Constantino de Oliveira, “Nenê Constantino”, um dos maiores empresários não só do Brasil, mas da América Latina, no setor de transporte terrestre e aéreo, e também com outros grandes empreendimentos comerciais,  comemorou essa semana 90 anos. 

Os amigos e familiares elaboraram uma revista, com a história de Nenê, e com depoimentos de vários amigos com quem ele conviveu. 

Nenê e a esposa Áurea Caixeta de Oliveira, não divulgam mas ajudam várias instituições, uma delas é a Apae de Patrocínio, que desde a sua fundação conta com ônibus e motorista mantidos pelo Expresso União, uma empresa da família. 

Um menino órfão de mãe, nascido em 08 de agosto de 193,  com apenas o curso primário, começou a vida como vendedor de verduras nas ruas de Patrocínio, chegou ao topo do empresariado nacional, mas sem esquecer a caridade cristã e sem perder a essência da humildade.   

O início de sua vida foi  ajudando um o tio trabalhando na lavoura e vendendo verduras na rua.  Aos 18 anos de idade entrou no ramo de transporte de passageiros após levar uma carga de manteiga de Paracatu, MG, para o Recife e, ao buscar o que trazer de volta para encher o caminhão, recebeu a sugestão de levar passageiros. 

Também teve um velho caminhão, ainda ligado manivela, que transportava lenha para as locomotivas a vapor. Foi neste caminhão que um dia a manivela se soltou e lhe atingiu o rosto, quebrando o queixo. 

Depois teve a idéia de criar uma empresa de ônibus, comprando duas jardineiras, e anos mais tarde fundou o Expresso União e não parou mais, fundando ou adquirindo novas empresas, até chegar a fundar a  Gol Linhas Aéreas Inteligentes e ter um grupo  com dezenas de empresas de transportes.. 

Nenê dividiu a responsabilidade de seus negócios entre os filho (a) s (Henrique, Joaquim, Ricardo e Júnior,  Aurivânia, Auristela e Cristiane ) em 1994.

 

.