3 de Outubro de 2025 às 12:55

Governo de Minas autoriza construção de ponte no Rio Paranaíba, na rodovia LMG-722, local que vem enfrentado limitações de trânsito

A construção da ponte sobre o Rio Paranaíba, que vai interligar a comunidade da Rocinha e o distrito de Pilar, pertencentes a Patos de Minas, e o município de Lagamar

Atual ponte sobre o Rio Paranaíba será substituída (Foto DER)

O Governo do Estado de Minas por meio do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), autorizou  a construção de ponte na rodovia LMG-722, no Alto Paranaíba, que atualmente enfrenta limitações no trânsito de veículos, especialmente o transporte de cargas.

A construção da ponte sobre o Rio Paranaíba, que vai interligar a comunidade da Rocinha e o distrito de Pilar, pertencentes a Patos de Minas, e o município de Lagamar, na LMG-722, terá uma estrutura de 96 metros de extensão por 10,6 metros de largura, com valor contratado de R$ 14,6 milhões e prazo de execução previsto em 360 dias, a partir de 24 de setembro de 2025, conforme extrato de contrato.

A atual ponte com estrutura metálica e madeira, limita a passagem de veículos acima de 12 toneladas, dificultando o escoamento da produção local, sobretudo em períodos chuvosos.

A nova estrutura de concreto ampliará a capacidade de tráfego, possibilitando a circulação segura de veículos pesados, além de promover maior integração entre municípios, contribuir para a redução de custos logísticos e fortalecer a economia regional. A nova travessia será construída ao lado, o que não irá comprometer a circulação durante as obras.

A região do Alto Paranaíba destaca-se pela significativa atividade agropecuária e pela intensa circulação de mercadorias e pessoas. Além disso, o trecho onde será construída a nova ponte conta com a presença de importantes mineradoras.