9 de Julho de 2019 às 17:14

Geadas atingem localidades produtoras de café em Patrocínio e outras regiões do estado

A princípio foi uma geada de média intensidade, mas ainda não foram mensurados todos os danos causados pela mesma.

 

Acima fotos de Patrocínio (MG) Grupos de Cafeicultores

A massa de ar polar que atua em regiões do Sul, Sudeste e Centro-Oeste fez com que geadas atingissem áreas cafeeiras de Minas Gerais. Áreas do Sul de Minas, Alto Paranaíba e Triângulo foram afetadas pelas baixas temperaturas.

Segundo e Estação Automática do Instituto Nacional de Meteorologia em Patrocínio, instalada próximo a Fazenda Epamig, no dia 07, às 07 horas da manhã, foi registrada a temperatura mais baixa do ano em Patrocínio de 2,2 graus. Evidente que em outros locais, próximos a córregos e brejos pode ter feito mais frio.

Houve registros de geadas nas regiões de Lagoa Seca, Tejuco, Chapadão de Ferro, Dourados e Esmeril.

Na divisa de Patrocínio com Serra do Salitre, registradas geadas na região conhecida por abacaxi, para frente de Catiara sentido Araxá.

Segundo as primeiras informações, estão dizendo que foi apenas geada de capote, superficial.

Por outro lado, pessoas ligadas à cafeicultura afirmam que: Os brotos e as folhas mais jovens em geral sofreram com o fenômeno e já evidenciam as consequências do dano. Ainda que foram tomadas ações prévias e necessárias para minimizar os efeitos nocivos do frio.

Mas agora é aguardar até terça a quarta-feira para mensurar detalhadamente o dano, que pode ter sido em áreas isoladas do município.

Segundo o site ‘Revista Cafeicultura’: “Ainda não é possível mensurar a extensão e severidade dos danos causados pela geada nos cafezais de Minas Gerais, estado responsável por cerca de 50% da produção brasileira de café e se fosse um país seria o maior produtor mundial, contudo podemos pelos mapas, constatar que parte significativa das áreas de produção de café estão dentro da área de Risco de geada. Tanto produtores quanto corretores de café estão apreensivos, aguardando uma quantificação dos danos causados a produção, ficando todo o mercado na expectativa da reação do mercado na Bolsa de Nova Iorque nesta segunda-feira (08/07)”.

No estado de Minas e divisa com São Paulo

Fotos de grupos cafeeiros de Minas Gerais e São Paulo mostram geadas de média intensidade atingindo as regiões produtoras.

Foram registradas geadas em área de lavoura branca e cafeicultura em Uberaba (foto abaixo).

No sul de Minas e  São Paulo nos municípios de Jeriquara, Ribeirão Corrente, Pedregulho, Claraval, Ibiraci, São Sebastião do Paraiso, São Tomás de Aquino, Itirapuã, Franca.

Em Nova Resende (MG) a geada atingiu áreas cafeeiras e as temperaturas atingiram valores abaixo de 0ºC.

Paraná

O Paraná teve mais uma noite de geada. A madrugada de sábado (dia 6) para domingo (7), registrou temperaturas negativas em quase todas as regiões do Estado. Em Curitiba, os termômetros marcaram -1ºC. Em algumas cidades da região Sul do Paraná, o frio chegou a -7,1º C.

Lavouras de trigo, milho, cevada, aveia do Paraná foram atingidas por geadas.


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!