29 de Outubro de 2014 às 10:22

Foguete explode ao ser lançado nos EUA

Iria levar equipamentos e suprimentos para estação espacial

O foguete espacial não tripulado da empresa privada americana Orbital Sciences Corporation explodiu nesta terça-feira (28) seis segundos após o lançamento em Virginia, nos Estados Unidos. Ele lançaria a cápsula espacial Cygnus, que fazia parte de uma missão de reabastecimento da Estação Espacial Internacional (ISS). De acordo com a Nasa (Agência Espacial Americana), ninguém ficou ferido na explosão. A área está fechada.

O foguete, da altura de um prédio de 14 andares, construído e lançado pela Orbital Sciences, decolou às 20h22 (horário de Brasília) da plataforma na Ilha Wallops, na Virgínia, e explodiu.

"Nós perdemos o veículo Orb-3", afirmou o comentarista do Controle da Missão da Nasa, em Houston, após a decolagem.

O vídeo mostra o momento em que o foguete é lançado e a explosão do veículo ainda no ar. Em seguida, ele cai na plataforma, provocando mais chamas ao atingir o solo.

Segundo a emissora CNN, o porta-voz da Nasa Jay Bolden confirmou a falha no lançamento e afirmou que houve danos ao veículo e outros materiais. "Havia materiais significativos e danos ao veículo. O controle da missão vai tentar avaliar o que deu errado."

Segundo o controle da missão, em Houston, não havia veículos perto da área do acidente. No momento, a equipe da Orbital fechou todo o perímetro ao redor da área e faz a coleta de material para análise. O controle da missão classificou o incidente como uma "anomalia catastrófica". Em entrevista após o incidente, os responsáveis pelo foguete disseram que ainda não sabem o que saiu errado, e que o problema está sendo investigado.

Em um comunicado, a Orbital Sciences Corporation declarou que já formou um conselho para investigar a "anomalia", que irá trabalhar em cooperação com todas as agências governamentais apropriadas, com o objetivo de determinar a causa do acidente de hoje.