6 de Julho de 2020 às 17:20

Fiscais da prefeitura tentam impedir celebração da Santa Missa na cidade de Coité Bahia

O prefeito se manifestou sobre o ocorrido

Continue lendo após anúncio
 

Fontes: Caila Notícias e Informe Bahia

Na manhã de domingo 05/07, durante a celebração da missa na igreja católica de Conceição do Coité, os ficais que se identificaram sendo da Prefeitura Municipal, tentaram impedir que a missa continuasse.Segundo o padre Oldack, os ficais alegaram que receberam denuncia e ele pediram que o líder religioso encerrasse a missa porque estava desrespeitando o decreto municipal.

Padre Oldack relatou em um áudio após a presença dos fiscais na igreja que foi celebrar e como sempre conta com o pessoal escalado para o cântico, outras três para leitura, e ao perceber que tinham umas cinco pessoas do lado de fora debaixo do sol, ele se compadeceu, chamou o ministro e pediu que fosse até lá e autorizou para que entrassem para saírem do sol.

“Eles entraram e se mantiveram em distanciamento, eu acredito que estavam uma  media de dez pessoas, para aquele ‘mundo de igreja’ que mesmo respeitando um distanciamento social, comportaria uma média de 49 pessoas, e chegaram dois fiscais da Prefeitura, um deles se manteve de cabeça baixa e outro disse: padre, eu recebi várias denunciais e gostaria que o senhor terminasse a missa, eu perguntei por que? Transgredir alguma coisa do decreto, gostaria que vocês me mostrassem. Ai ele leu o decreto o parágrafo 27, eu disse em que estou transgredindo o decreto porque não consigo compreender. Está existindo aglomeração? Aí um fiscal mais novo que estava com a cabeça baixa disse que não, não está tendo aglomeração, perguntei novamente em que situação eu estou transgredindo o decreto”?

O religioso justificou a presença apenas dele e a equipe de liturgia inferior a 10 pessoas e mais as pessoas que ele mandou entrar para saírem do sol, em torno de cinco pessoas e não existiu aglomeração. ” O mais novo [fiscal] disse: padre, pelo decreto o senhor não pode celebrar missa, aí eu respondi que aquilo era algo inconstitucional, proibir que eu celebre, eu disse, eu vou celebrar e também a noite todos os dias na minha casa como estava previsto, estou vindo para a igreja nas manhãs de domingo porque a gente transmite pela rádio e não temos um sistema que leva pra lá, então venho aos domingos, vou pedir as pessoas que não venham, mas vou celebrar, e as portas estavam abertas por causa do eco, fechada fica horrível o áudio”, disse padre Oldack aos fiscais que deixaram a igreja em seguida.

O padre disse que poderá ser notificado, mas que entrarar também com recursos para se defender, disse ficar indignado quando ver outras realidades que preferiu não comparar, isto no áudio que gravou, e gravou um vídeo direcionando aos políticos, veja.

No final da celebração o padre Oldack fez um esclarecimento.

O prefeito Francisco de Assis (PT) se manifestou na tarde deste domingo e afirmou que ” quererem politizar uma ação administrativa e condenar o trabalho sério dos profissionais da equipe de fiscalização das medidas de isolamento social previstas em decretos municipais”.

Veja a publicação feita pelo prefeito em sua página do Facebook na íntegra.

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA PREFEITURA CONCEIÇÃO DO COITÉ

Neste domingo, 05/07/2020, assistimos a um dos mais tristes episódios da política municipal.

Refiro-me à tentativa deplorável de se querer politizar uma ação administrativa e condenar o trabalho sério dos profissionais da equipe de fiscalização das medidas de isolamento social previstas em decretos municipais.

Como é do conhecimento público, até o último dia 04/07/2020 mais de 250 coiteenses foram infectados pelo coronavírus, a já contabilizamos o primeiro óbito em nosso município.

Isso nos levou a adotar medidas mais restritivas com vistas a quebrar a cadeia de transmissão do vírus e salvar vidas.

Mas, infelizmente, algumas pessoas se aproveitam do momento pré-eleitoral para politizar uma medida sanitária, orientada pela ciência e pela medicina.

Lamentamos profundamente que por interesses meramente eleitorais alguns queiram transformar em disputa política uma medida em defesa da saúde pública.

Enquanto mais de meio milhão de seres humanos, dos quais mais de 64 mil brasileiros, perderam suas vidas nessa terrível pandemia, politiqueiros patologicamente incapazes de qualquer empatia humana tentam obter dividendos eleitorais.

Que fique registrado nosso repúdio a essas pessoas insensíveis e indignas de representar os anseios mais nobres do honrado povo de Conceição do Coité.

Prosseguiremos com nossa marcha em defesa da vida e da saúde da nossa população.

Reiteramos nossa determinação de adotar as medidas recomendadas pelo Organização Mundial de Saúde e demais órgãos competentes, sem jamais fazer concessões à demagogia e à irresponsabilidade.

Que Deus proteja nosso povo e nos livre a todos nós dos falsos líderes que se pautam pela demagogia e colocam interesses individuais acima da vida, da saúde e do bem-estar das pessoas.


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!